O circuito de arte urbana Artemosfera chegará às ruas da Capital a partir do dia 17 deste mês, mas, como prova de que a cidade já respira arte, muitas manifestações criativas e divertidas vêm chamando a atenção dos porto-alegrenses. São iniciativas simples, mas que usam da originalidade para dar bons exemplos e inspirar as pessoas.
Identidade de Rua
Foto: Fernando Gomes
Promovido pelo Instituto Trocando Idéia Tecnologia Social, em parceria com artistas participantes da rede Street Art, o Projeto Identidade de Rua surgiu em 2005 com a proposta de dar um novo colorido ao Trensurb. Para incentivar ações culturais nas estações de trem, os vagões foram pintados, buscando, dessa forma, alterar a rotina dos usuários, através das mais diferentes formas de expressão artística.
#poaprecisa
Foto: Shoot the Shit, Divulgação
Criada pelo coletivo Shoot the Shit, a ação #poaprecisa convidava as pessoas a completar a frase "Porto Alegre precisa de mais..." com giz em um tapume localizado na esquina das ruas Eudoro Berlink e Silva Jardim, no bairro Auxiliadora. A idéia foi inspirada em um trabalho parecido, da designer americana Candy Chang.
Criado em agosto de 2010 por Giovani Groff, Gabriel Gomes e Luciano Braga,o Shoot the Shit é um dos representantes dos jovens no Artemosfera.
- Todas as nossas ações têm o objetivo de melhorar a cidade de Porto Alegre, seja a cidade física ou transformando os habitantes em pessoas mais conscientes do seu papel - afirma Giovani Groff.
Estante Pública
Foto: Adriana Franciosi
A Estante Pública é outro exemplo de participação coletiva e ocupação urbana realizado em Porto Alegre. Incentivado pelo grupo Nômade Ind. e pela Funarte, o projeto propõe uma nova função às paradas de ônibus, disponibilizando, no lugar do antigo espaço para publicidade, estantes de livros.
O circuito de arte Artemosfera é uma realização do Grupo RBS com patrocínio de Chevrolet, Zaffari, Braskem e Tim e apoio de Tintas Renner e Prefeitura de Porto Alegre.
Confira no mapa os locais cotados para receber as intervenções: