Mais do que encantar e surpreender, a arte urbana está, por vezes, ligada a uma boa causa. São pinturas, esculturas, obras e adesivagens que têm como objetivo alertar a população para um problema que é de todos. Cada vez mais comum nas grandes cidades, esse tipo de manifestação contribui com a valorização dos espaços públicos e serve como estímulo à conscientização da sociedade.
Cores gritantes, ações inusitadas, paisagens diferenciadas. A ordem é chamar atenção. Para isso, os artistas contemporâneos estão usando o seu talento e criando formas pouco convencionais de atrair os olhares de quem circula pelas ruas. O paulista Eduardo Srur faz parte do time de artistas que apostam em interferências de cunho eco sustentáveis. Em 2008, ele foi o autor da obra que ocupou, durante 60 dias, as margens de concreto do poluído rio Tietê, em São Paulo. Composta por esculturas gigantes na forma de garrafas plásticas de refrigerante, a sua criação foi vista por mais de 60 milhões de pessoas, provocando uma reflexão a respeito dos problemas urbanísticos causados pelo lixo.
Foto: Eduardo Srur, Divulgação
Também em São Paulo, a Eco Parade, movimento de intervenção urbana que une arte e educação ambiental, espalhou pela cidade espaços diferenciados para o depósito de resíduos recicláveis. Equipadas com dois coletores - um para vidro e outro para receber papel, plástico e metal, as "Eco Bases", como foram batizadas, tinham formato de uma pequena casa. Estilizadas com reproduções de obras de grafiteiros e artistas plásticos, elas incentivavam a reciclagem e sensibilizam o público sobre o correto encaminhamento do lixo.
Foto: EcoParade, Divulgação
Outro exemplo de arte urbana ligada a questões ambientais é o trabalho realizado pela mineira Nele Azevedo, artista plástica que levou sua manifestação para as escadarias do Gendarmenmarkt, em Berlim. Mil esculturas de gelo, com o formato de homem, foram expostas sob o sol escaldante do verão europeu como forma de chamar a atenção contra o aquecimento global e as mudanças climáticas.
Foto: DConcept, Divulgação
O circuito de arte Artemosfera é uma realização do Grupo RBS com patrocínio de Chevrolet, Zaffari, Braskem e Tim e apoio de Tintas Renner e Prefeitura de Porto Alegre.
Confira no mapa os locais cotados para receber as intervenções: