Um painel de cerca de 15 metros de comprimento ocupando a altura total do Muro da Mauá, no Centro, no qual se vê, em uma grande fotografia, a paisagem que poderia ser contemplada caso o muro não estivesse lá. Aplicações de grama preta sobre a grama do Parcão, no Moinhos de Vento, alterando a vista que se tem da rua.
Agora imagine se intervenções como essas se espalhassem por pelo menos 40 bairros de Porto Alegre, em um megaevento que fizesse a população repensar sua ligação com a cidade. Pois assim será o circuito de arte urbana Artemosfera, uma realização do Grupo RBS, com patrocínio de Chevrolet, Zaffari, Braskem e TIM e apoio de Tintas Renner e prefeitura de Porto Alegre.
> Artemosfera pretende levar a arte para perto das pessoas
Congregando artistas de diversas gerações, o projeto estreia na segunda quinzena de novembro. A arte será o oxigênio que os porto-alegrenses vão respirar. A ideia segue tendência mundial de megaeventos que revitalizam o espaço urbano por meio da criatividade.
Leandro Selister é o artista que pretende fazer a intervenção no Muro da Mauá descrita no início do texto:
- Intervenção urbana é sempre uma possibilidade de explorar assuntos do cotidiano das pessoas e a partir deles criar uma discussão. A intenção também é desacomodar o olhar cada vez mais viciado e anestesiado dos dias atuais.
Idealizador da intervenção no Parcão, Raul Hilgert adianta:
- Elementos gráficos, compostos de grama preta, vão dar maior movimento ao percurso, criando um contraste com o fundo de grama. Este efeito poderá ser observado em toda a extensão da Perimetral.
Acesse o site do projeto: www.artemosferapoa.com.br
Siga o Twitter: @artemosferapoa
Arte
Projeto Artemosfera vai mostrar uma Porto Alegre diferente
Circuito de arte urbana estará em pelo menos 40 bairros
GZH faz parte do The Trust Project