Para celebrar os 50 anos de carreira do escritor, dramaturgo, tradutor e professor gaúcho Ivo Bender, uma programação especial será promovida durante a semana no Centro Municipal de Cultura (Erico Verissimo, 307).
O projeto Semana Ivo Bender prevê sessões de leituras dramáticas de seus textos, começando nesta segunda-feira (dia 23), às 20h, com Marcelo Adams e Raquel Pilger.
Além desses encontros - que seguem até domingo -, será montada no Saguão do Centro Municipal de Cultura a exposição Ivo Bender - O Senhor das Letras, com registros fotográficos das montagens de suas peças e depoimentos de artistas, amigos e críticos literários.
A programação em homenagem aos 50 anos de carreira do dramaturgo é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre em parceria com o Sesc-RS, dentro do 6º Festival Palco Giratório. Toda a programação tem entrada franca.
Semana Ivo Bender
Segunda-feira (23/5)
Teatro Renascença, às 20h
::: Leituras dramáticas de A História de Brau Lopes e o Boi dos Chifres de Ouro, criada e interpretada por Raquel Pilger, e Casinha Pequenina, dirigida por Marcelo Adams, com Carlos Cunha Filho, Mirna Spritzer e Diogo Zanella, seguidas da abertura da exposição Ivo Bender - O Senhor das Letras, com curadoria de Raquel Pilger e Betha Medeiros (visitação até 27 de junho).
Terça-feira (24/5)
Teatro Renascença, às 20h
::: Leitura dramática de Colheita de Cinzas - 1941. Direção de Liane Venturella. Com Álvaro RosaCosta, Arlete Cunha, Giselle Cecchini, Nelson Diniz e Roberto Oliveira.
Quarta-feira (25/5)
Sala Álvaro Moreyra, às 20h
::: Leitura dramática de Sexta-feira das Paixões. Direção: Luiz Paulo Vasconcellos. Com Araci Esteves, Graça Nunes, Irene Brietzke e Sandra Dani.
Quinta-feira (26/5)
Sala Álvaro Moreyra, às 20h
::: Leitura dramática de Quem Roubou Meu Anabela?. A direção é de Marcelo Adams. No elenco, Gisela Habeyche, Margarida Leoni Peixoto, Marcelo Adams e Pedro Antunes.
Sexta, sábado e domingo (27, 28 e 29/5)
Sala Álvaro Moreyra, às 20h
::: Espetáculo Cabaré do Ivo (fragmentos das cenas das peças Cabaré de Maria Elefante, Mulheres Mix, Quem Roubou Meu Anabela?, Surpresa de Verão, Sexta-feira das Paixões, Os Desterrados - 1826 e As Cartas Marcadas ou Os Assassinos). Direção-geral de Mauricio Guzinski, direção de atores de Laura Backes, direção coreográfica de Carlota Albuquerque e direção musical de Marcelo Delacroix. Com Amanda Novinski, André Gazineu, Dinorah Araújo, Juçara Gaspar, Naiara Harry, Paula Souza, Samanta Sironi e Silvana Ferreira. Este é um trabalho do Grupo Experimental de Teatro da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre.
Sábado e domingo (27 e 28/5)
Sala Álvaro Moreyra, às 16h
::: Espetáculo para crianças O Macaco e a Velha. Direção de Deborah Finocchiaro. Com Arlete Cunha e Heloisa Palaoro.
Notícia
Semana Ivo Bender começa nesta segunda na Capital
Maior dramaturgo gaúcho vivo ganha homenagem pelos 75 anos de idade e 50 de carreira
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: