Paul Di'Anno, ex-vocalista da banda Iron Maiden, morreu aos 66 anos. A notícia foi confirmada pela gravadora Conquest Music, em nome da família do músico, nesta segunda-feira (21).
Conforme o comunicado, o cantor faleceu em casa, na cidade de Salisbury, na Inglaterra. A causa da morte não foi revelada, mas Di'Anno enfrentava problemas de saúde havia muitos anos. Ele chegou a se apresentar de cadeira de rodas em diversos shows por conta de uma fratura no joelho.
Nascido em Londres, Di'Anno ganhou notoriedade após assumir os vocais do Iron Maiden entre 1978 e 1981, estando presente nos álbuns Iron Maiden (1980) e Killers (1981). Depois disso, ele foi dispensado da banda, dando lugar para Bruce Dickinson.
O cantor também fez parte de grupos como Battlezone, Killers e Warhorse, mas optou por seguir com lançamentos solos e participações especiais.
Em setembro deste ano, Di'Anno anunciou o lançamento da coletânea The Book of the Beast, disco que repassa a carreira que construiu desde a saída do Iron Maiden.
Maratona de shows pelo Brasil
Di'Anno realizou uma maratona de shows pelo Brasil no início de 2023, onde fez 31 apresentações, inclusive em Porto Alegre, da The Beast Resurrection Tour em 44 dias.
— Sempre considerei o Brasil minha segunda casa. Muitas vezes disse isso publicamente no palco. Meu desejo é ficar aqui após a turnê e terminar minha reabilitação. Se conseguir resolver logisticamente minha estadia, eu o farei — declarou em entrevista a Zero Hora no ano passado.
Iron Maiden se manifesta
O perfil oficial do Iron Maiden lamentou a morte do ex-vocalista e prestou uma homenagem por meio de uma publicação no X. O grupo agradeceu a contribuição de Di'Anno nos anos em que ele esteve como frontman da banda e manifestou condolências à família.
"Estamos todos profundamente tristes ao saber do falecimento de Paul Di'Anno hoje mais cedo. A contribuição de Paul para o Iron Maiden foi imensa e nos ajudou a seguir o caminho que temos trilhado como uma banda por quase cinco décadas. Sua presença pioneira como frontman e vocalista, tanto no palco quanto em nossos dois primeiros álbuns, será lembrada com muito carinho não apenas por nós, mas pelos fãs ao redor do mundo", publicou a banda.
Comunicado oficial
"Em nome de sua família, a Conquest Music lamenta confirmar a morte de Paul Andrews, profissionalmente conhecido como Paul Di'Anno. Paul faleceu em sua casa em Salisbury aos 66 anos.
Nascido em Chingford, leste de Londres, em 17 de maio de 1958, Paul ganhou destaque como vocalista da banda inglesa de heavy metal Iron Maiden entre 1978 e 1981. Ele cantou em seu álbum de estreia inovador, Iron Maiden, e no influente lançamento seguinte, Killers.
Desde que deixou o Iron Maiden, Paul Di'Anno teve uma longa e movimentada carreira de gravação com Battlezone e Killers, bem como vários lançamentos solo e participações especiais.
Apesar de ter sido afetado por graves problemas de saúde nos últimos anos que o restringiram a se apresentar em cadeira de rodas, Paul continuou a entreter seus fãs ao redor do mundo, acumulando mais de 100 shows desde 2023.
Seu primeiro álbum retrospectivo de carreira, The Book of the Beast, foi lançado em setembro de 2024 e traz destaques de suas gravações desde que deixou o Iron Maiden.
A Conquest Music tem orgulho de ter Paul Di'Anno em nossa família de artistas e pede à sua legião de fãs que levante uma taça em sua memória".