A maior celebração da carreira de Madonna será na noite deste sábado (4) na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. As autoridades estimam que 1,5 milhão de pessoas devem comparecer ao show, que está previsto para se iniciar às 21h45min e ter duas horas de duração. A abertura ficará por conta do DJ Diplo, às 20h e, após a apresentação da diva, haverá um after comandado pelo DJ Pedro Sampaio.
A Rainha do Pop, que tem 65 anos, comemora 40 de carreira com a The Celebration Tour — sendo encerrada justamente neste show. Tamanha longevidade e relevância na cultura pop fazem de Madonna uma artista única no planeta, especialmente com seu talento para se reinventar. Ela marcou história não só na música: seu legado se estende à moda, ao comportamento e ao ativismo social. Uma artista que, décadas atrás, já se posicionava em defesa da liberdade sexual e de expressão.
A produção do espetáculo ficou a cargo da Bonus Track, empresa que está trazendo Madonna ao Brasil junto com o Itaú Unibanco, que tem como sócios Luiz Oscar e Luiz Guilherme Niemeyer — pai e filho, respectivamente. Para os dois, a realização do evento está sendo um enorme desafio, especialmente por ter a cantora transformando a praia na maior pista de dança do mundo.
— É um evento aberto ao público, um enorme presente para que os fãs possam festejar com a artista seus 40 anos de carreira — diz Luiz Oscar. — Temos muito orgulho de poder realizar tudo isso no Rio, incentivando todo o impacto positivo na economia e no astral, além de levar essa imagem da cidade para o mundo inteiro. Esse evento reflete muito como a indústria criativa e do entretenimento tem a capacidade impulsionar de forma muito positiva diversos setores.
Segundo estudo divulgado pela prefeitura, o show pode gerar uma injeção de R$ 293,4 milhões na economia da cidade, levando em conta os gastos do público com alimentação, transporte, hospedagem e passagem aérea. O valor é quase 30 vezes superior aos R$ 10 milhões investidos pelo governo municipal em patrocínio — mesma quantia que o Estado do Rio também aplicou.
Quem também está celebrando Madonna é o setor hoteleiro. A Associação Brasileira de Hotéis (ABIH) aponta um aumento de 50% nas reservas na cidade. Já a Hotéis RIO, sindicato patronal do setor, prevê 100% de ocupação nas hospedagens de Copacabana, além de um incremento de 15% a 20% em bairros do entorno.
Palco terá três passarelas para a artista
Conforme a organização do evento, o palco montado no Rio tem o dobro do tamanho do que foi utilizado na turnê mundial, que passou por arenas e estádios: 812 metros quadrados, com 24 metros de frente. Madonna também contará com três passarelas para se deslocar durante a apresentação.
A estrutura foi construída a 2m40cm de altura do chão, o que, de acordo com a produção, permitirá a visão do público que estiver na praia. Haverá 16 torres de som e vídeo, além de oito telões espalhados pela orla de Copacabana.
Com cerca de 30 músicas, o repertório da turnê abrange toda a carreira de Madonna, desde o disco de estreia que leva o nome da cantora, lançado em 1983 — Holiday, Burning Up e Everybody têm marcado presença. Passa por mais sucessos oitentistas como La Isla Bonita, Like a Prayer e Live to Tell; contempla os anos 1990 de Erotica, Ray of Light e Rain; entra nos anos 2000 de Don't Tell Me e Hung Up; segue pela década de 2010 e chega ao álbum Rebel Heart (2015), com Bitch I’m Madonna.
Para o show de Copacabana, pelo que se viu nos ensaios, Madonna contará com participação de Pabllo Vittar. Outro nome que, conforme informações da imprensa do centro do país, irá subir ao palco será Anitta. A apresentação também contará com uma bateria formada por 20 ritmistas mirins vindos de escolas de samba do Rio. Fotos de brasileiros como Betinho, Renato Russo e Cazuza — todos mortos em decorrência da aids — devem ser ser exibidos no telão durante a música Live to Tell. Entre outras personalidades do país que devem ser destacadas ao longo do show, estão Abdias do Nascimento, Marielle Franco, Daniela Mercury e Elza Soares.
É certo que será a maior celebração da história da Rainha do Pop. Será feriado no Rio.
Como assistir de casa
O show de Madonna será transmitido neste sábado pela TV Globo, pelo Multishow e pelo Globoplay, que terá sinal aberto para não assinantes logados. A transmissão começa às 21h45min, após Renascer.
A turnê em números*
- 330 milhões de álbuns vendidos — a artista feminina mais vendida de todos os tempos.
- 24 artistas no palco.
- 8ª turnê em parceria com o diretor Jamie King.
- 45 baús de figurinos.
- 17 figurinos históricos recriados.
- Cerca de 200 profissionais da equipe viajam com a artista — 25 atuando no departamento de figurinos.
- 40 pares de luvas de boxe.
* Informações divulgadas pela assessoria da cantora.