Por meio de campanha nas redes sociais, fãs da cantora Taylor Swift arrecadaram dinheiro para ajudar a família de Ana Clara Benevides, fã que morreu no primeiro show da artista no Rio de Janeiro, na sexta-feira (17). A mobilização se deu para que seja feito o translado do corpo da jovem de volta ao Mato Grosso do Sul.
Um dos maiores portais dedicados a Taylor no país, o Update Swift Brasil, iniciou uma campanha para ajudar a família da estudante. Nesta segunda-feira (19), um tuíte no perfil oficial no X (antigo Twitter) informou que o valor levantado até o momento cobriu todas as despesas.
"A família da Ana Clara conseguiu cobrir todos os custos e, Adriana, sua mãe, pediu para que as publicações divulgando fossem apagadas. Respeitando o pedido dela, estaremos apagando", comunicou o texto.
Em entrevista ao Fantástico na noite de domingo (19), os pais de Ana Clara relataram dificuldade para levar o corpo da jovem do Rio de Janeiro para Sonora (MS). Eles afirmaram que a empresa Tickets for Fun (T4F), responsável pela The Eras Tour no Brasil, não ofereceu suporte.
— O pessoal do show, que montou, não está dando suporte para a gente trazer ela pra casa. Sei que essas coisas nem passam pelos cantores, os artistas nem ficam sabendo disso. Infelizmente, a gente está arcando com tudo e a minha filha ainda não chegou — lamentou a mãe da jovem, Adriana Benevides.
Após a veiculação do programa, os fãs de Taylor começaram a se movimentar para ajudá-la. Thiago Fernandes, amigo de Ana, usou as redes sociais para divulgar um QR code para a arrecadação de dinheiro e agradeceu o apoio dos swifties, como são chamados os fãs da cantora.
Causa da morte
Estudante de psicologia na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Ana Clara Benevides viajou do Mato Grosso do Sul para a capital fluminense especialmente para a apresentação de Taylor Swift. Segundo os amigos, a jovem desmaiou enquanto a artista cantava a segunda música do show. Após ser socorrida e levada ao hospital, foi constatada uma parada cardiorrespiratória.
Na sexta-feira (17), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros no Rio de Janeiro marcaram 39,1ºC, com sensação térmica de quase 60ºC em algumas regiões do município. Mesmo assim, fãs não foram permitidos a entrar com garrafinhas de água no estádio Nilton Santos (Engenhão) que abarcava cerca de 60 mil pessoas. A Secretaria Municipal de Saúde do Rio disse que ainda não consegue definir a causa da morte da jovem, que será investigada pelo IML. Segundo as autoridades, serão feitos exames toxicológicos e patológicos para definir o motivo do óbito.
Declaração da artista
Logo após a primeira noite de show, Taylor lamentou a morte da fã no Instagram: "Não acredito que estou escrevendo essas palavras, mas é com o coração partido que digo que perdemos uma fã no começo desta noite, antes do meu show. Eu nem posso dizer o quão devastada estou por isso. Tenho pouca informação além do fato de que ela era incrivelmente linda e jovem demais".