A cantora Pabllo Vittar, 29 anos, protagoniza uma das polêmicas da vez nas redes sociais. Há algum tempo, a artista tem sido criticada por supostamente cometer "asian fishing", em função de seu visual.
O termo é utilizado para indicar pessoas que, com uso de maquiagem e outros elementos, adotam uma estética asiática como fantasia ou ainda como forma de fetichização e sexualização. O efeito também é facilmente encontrado em filtros nas redes sociais.
Além de discordar dos comentários negativos, Pabllo tem demonstrado estar irritada com as postagens. Em resposta a uma publicação no Twitter, ela sugeriu que as pessoas fossem procurar algo melhor para fazer, como "lavar louça". E também classificou as acusações de "obsessão" e "necessidade de atenção".
Em 2018, a cantora Anitta também foi acusada de "asian fishing". O episódio que motivou as críticas foi a divulgação do clipe Ao Vivo e a Cores, em parceria com a dupla Matheus & Kauan.
No vídeo, eles cantam em um karaokê temático, com elementos da cultura japonesa em toda a decoração do lugar. Enquanto os sertanejos trajam roupas comuns, Anitta usa um quimono, cabelos presos por palitos no alto cabeça e tem os olhos puxados pela maquiagem.