Fundador das bandas The Clash e Public Image Ltd, Keith Levene morreu na sexta-feira (11), aos 65 anos. Segundo informações divulgadas pelo jornal The Guardian, o músico enfrentava um câncer no fígado.
Amigo próximo de Levene, o escritor Adam Hammond confirmou a notícia em seu Twitter. Na publicação, ele exaltou o legado deixado pelo músico.
"É com grande tristeza que dou a notícia de que meu amigo e lendário guitarrista do Public Image Ltd, Keith Levene, morreu no dia 11 de novembro, sexta-feira. Não há dúvida de que Keith foi um dos guitarristas mais inovadores, audaciosos e influentes de todos os tempos", escreveu Hammond.
Com somente 18 anos, em 1976 o guitarrista foi um dos criadores do Clash, ao lado do também guitarrista Mick Jones e do baixista Paul Simmon. Levene foi, inclusive, o responsável por convencer Joe Strummer, então integrante do 101ers, a se juntar a eles na banda.
Porém, sua permanência no grupo não durou muito. Antes mesmo de gravarem o primeiro disco, o músico deixou a banda para, na sequência, criar o Public Image Ltd. Já em 1983, decidiu seguir em carreira solo, paralelamente atuando como produtor.