Os brasileiros estão de olho nos lançamentos de Adele. Após ser acusada de plágio pelo autor de Mulheres, conhecida na voz de Martinho da Vila, a britânica está sendo alvo de especulações pela semelhança entre To Be Loved, lançada recentemente no álbum 30, com Eu Te Amo, escrita por Chico Buarque e Tom Jobim.
No Twitter, alguns usuários compararam o início de ambas as faixas, marcadas por um toque no piano. "A introdução é realmente muito parecida, diria igual. Com o agravante da Adele repetir até o 'Ah' inicial do Chico", comentou um internauta.
Por outro lado, pessoas também afirmaram que não se trata de um plágio. Eles apontam que a música de Chico é uma sequência de acordes, enquanto a de Adele é uma escala descendente.
Adele x Toninho Geraes
Em setembro, o compositor brasileiro Toninho Geraes reuniu provas para entrar com uma ação contra Adele pelo plágio de Mulheres, lançada em 1995 por Martinho da Vila. Geraes notou semelhanças entre a música brasileira e Million Years Ago, do disco 25, lançado pela cantora em 2015.
O caso do suposto plágio foi revelado pela revista Veja, que teve acesso às duas notificações extrajudiciais enviadas para Adele, para a gravadora XL Recordings/Beggars Group, para o grupo Sony Music e para o produtor Greg Kurstin. Conforme as provas apresentadas, são 88 compassos semelhantes. Acumulados, isso significaria três minutos e dois segundos da canção, ou seja, 87% de Million Years Ago.
De todos os acusados, somente a Sony respondeu formalmente, informando que a responsabilidade recai sobre a gravadora inglesa e Adele. Conforme o advogado Fredímio Biasotto Trotta, a intenção inicial era tentar um acordo. Diante do silêncio, porém, acena com a judicialização do caso.