Breno Braga Batista, baterista da banda mineira Lagum, morreu na noite de sábado (12), aos 34 anos. Conhecido como o Tio Wilson, o músico teve uma parada cardiorrespiratória após ter passado mal durante um show do grupo no formato drive-in, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte.
A informação foi confirmada pela Lagum, em comunicado publicado na madrugada deste domingo (13) no Instagram. "É com profunda e imensa tristeza que a Equipe Lagum comunica o falecimento de Breno Braga, nosso querido Tio Wilson", diz a nota, acompanhada de uma imagem na cor preta.
Segundo o texto, o artista teve uma indisposição depois do show, e "o falecimento se deu em função de uma parada cardiorrespiratória". A equipe também agradeceu "o amor ao nosso irmão" e as mensagens de solidariedade do público.
Segundo o portal do jornal Estado de Minas, a morte foi atestada por paramédicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A Polícia Militar informou que duas unidades do Samu foram chamadas ao local do show para atender o músico. Tio Wilson teria passado mal entre a primeira e a segunda apresentação da banda.
Artistas como o cantor gaúcho Vitor Kley já se manifestaram nas redes sociais sobre o ocorrido. "Não 'tô' acreditando, irmãos. Força, irmãos, muita força. Meus sentimentos... Eterno tio", escreveu o músico nos comentários da postagem.
Rogério Flausino, vocalista da banda Jota Quest, escreveu que é "difícil achar palavras" para o momento. "O querido Breninho Tio Wilson, menino bom, seguirá eternamente com vocês e em nossos corações! Segurem firmes meus irmãos!", complementou o músico.
A Lagum, cujo nome homenageia a lagoa de Brumadinho frequentada pelos integrantes, fez seu primeiro show em Porto Alegre há um ano, quando apresentou a turnê de seu segundo disco, Coisas da Geração, no Opinião. Misturando pop rock, reggae e MPB em suas composições, o grupo retornou ao Estado para participar do Planeta Atlântida, em fevereiro deste ano.
A banda começou a divulgar seu trabalho com vídeos nas redes sociais e viveu uma guinada após lançar, em 2018, uma versão acústica da canção Deixa (originalmente de 2017), com a cantora Ana Gabriela. Depois, veio o contrato com a Sony Music e o sucesso de singles como Detesto Despedidas e Andar Sozinho (com o cantor Jão).
Tio Wilsom integrava o grupo ao lado de Pedro (vocal), Glauco Borges (guitarra), Otávio Cardoso (guitarra e vocal) e Francisco Jardim (baixo). O músico ganhou o apelido dos colegas de banda por ser o integrante mais velho.
Em entrevista ao Estado de Minas, em setembro do ano passado, Tio Wilson disse que, antes de entrar para a Lagum, tocava em outros projetos voltados ao rock. O músico relembrou que abriu a mente para enxergar melhor outros gêneros e se aprofundar na música de forma geral. Segundo ele, o processo na Lagum é "mais coletivo, mais aberto, até por envolver mais referências musicais, todo mundo colabora".