O gaúcho Juliano Barreto venceu a final nacional do Festival da Canção Aliança Francesa, realizada neste sábado (30), no Salão de Atos da UFRGS, em Porto Alegre. O cantor e compositor apresentou a canção Elle Me Dit, de Ben l’Oncle Soul. Foi a terceira conquista consecutiva do Rio Grande do Sul no festival. Kézia Borges venceu em 2017 e Nina Rouge, em 2018.
A competição contou com sete participantes: Fernanda Copatti, Juliano Barreto, ambos de Porto Alegre, Felipe Abbas (Belo Horizonte), Flávia Melo (Rio de Janeiro) Lucas Fortunato (Curitiba), Nalini Menezes (Aracaju) e Nídia Linhares (São Paulo).
O segundo lugar ficou com a carioca Flávia Melo, que cantou Comme Dab, de Vitaa e Stromae. Já a terceira colocação foi da sergipana Nalini Menezes, que subiu ao palco com a canção S.O.S. D'Un Terrien En Detresse, de Michel Berger.
Juliano Barreto ficou nacionalmente conhecido quando, em 2017, competiu no The Voice Brasil e já esteve à frente da tradicional Banda Black Rio. Seu disco Canto Prometido (2009) deu origem ao show homônimo vencedor do prêmio Açorianos de Espetáculo do Ano. Em seu último trabalho, Plurais, que mistura elementos cênicos e musicais, Barreto reúne um repertório dedicado ao direito de amar e à representatividade da causa LGBT+, com canções de Gloria Groove, Liniker, Cazuza, Lady Gaga e Milton Nascimento.