O músico norte-americano Malcolm John Rebennack, conhecido do público como Dr. John, morreu nesta quinta-feira, aos 77 anos.
Cantor, compositor, pianista e guitarrista, ele explorou gêneros como o blues, o rock, o jazz e o pop e ganhou seis prêmios Grammy. Também colaborou com grandes nomes da música, como Grateful Dead, The Band, Van Morrison e Rolling Stones A causa da morte foi um ataque cardíaco.
Nascido em New Orleans, Dr. John lançou-se como músico de estúdio ainda na década de 1950. Seu primeiro disco solo, Gris-Gris, saiu em 1968 e figura entre os 500 melhores álbuns de todos os tempos, segundo a revista Rolling Stone. Seguiram-se cerca de 40 discos, o mais recente deles lançado em 2014. Seu maior hit foi Right Place, Wrong Time, de 1973. Em 2011, Dr. John foi eleito para Hall da Fama do rock norte-americano.
Durante cerca de 30 anos, admitiu, foi viciado em heroína. Conseguiu livrar-se da droga em 1989. Não subiu aos palcos desde 2017, quando cancelou várias apresentações. A família comunicou o óbito em uma breve postagem nas redes sociais, afirmando que "agradece a todos que compartilharam sua jornada musical única e pede privacidade neste momento".