Fafá de Belém volta a Porto Alegre neste final de semana para mais uma edição dos Concertos Comunitários Zaffari, que têm reunido a cada ano milhares de pessoas em locais públicos da Capital. O evento antecipa as comemorações do Natal neste sábado (22), às 21h, no Parcão — em caso de chuva, será transferido para domingo (23) às 20h, no mesmo local. A entrada é franca.
Com regência do maestro Evandro Matté, o concerto será executado pela Orquestra Unisinos Anchieta, composta por mais de 40 músicos. A noite também contará com as participações do Ballet Vera Bublitz, do Canoas Coletivo de Dança e dos corais Allegro, Adufrgs e Unisinos.
Fafá já excursionou outras vezes pelo Estado com o maestro e a orquestra. No ano passado, ele também foi a grande atração do concerto do Natal na Capital.
— Já foram tantos Natais juntos, pelas cidades do Rio Grande do Sul. Tenho uma relação muito forte com o Estado. Gravo compositores gaúchos há 40 anos, desde o meu primeiro disco — lembra Fafá.
Para a abertura do espetáculo, estão previstos clássicos de Mozart (Ária da Rainha da Noite) e Tchaikovsky (Valsa das Flores), seguidos de um bloco com músicas populares interpretadas por Fafá. Antes do encerramento, a cantora também deve interpretar temas natalinos, como Noite Feliz e Bate o Sino.
Ela ainda promete canções fora do programa:
— Sem surpresa o show não teria tanta graça.
Canções de autores locais
Em 2016, Fafá lançou o livro-CD Cantos de Leontina das Dores, que reúne composições de Luiz Coronel e parceiros. Algumas das faixas registradas nesse trabalho devem entrar na apresentação deste sábado, como Cordas de Espinho e Canto ao Filho que Vai Nascer, parceria de Coronel com Marco Aurélio Vasconcellos.
— Cantar com orquestra é outra pegada. É uma alegria, muito bom. Há sucessos de carreira no repertório, mas sempre escolhemos também alguns temas de autores gaúchos — diz Fafá.
Além de prestigiar os compositores gaúchos, o concerto também dá destaque a vozes locais. A soprano Raquel Fortes será mais um destaque da noite, escalada como solista na Ária da Rainha da Noite. Já a cantora e atriz Gabrielle Fleck deve dar toque de Broadway à noite, interpretando Don’t Cry for Me Argentina, conhecida pelo musical Evita (1978), e Satisfied, de Hamilton: An American Musical (2015). Radicada há 10 anos em Nova York, Gabrielle Fleck é graduada em Artes Cênicas pela Tisch School of the Arts da New York University e já apresentou em Porto Alegre os shows Broadway Love Songs e Era uma vez... Broadway — Backstage Dreams.
Concerto Comunitário Zaffari
Sábado, às 21h, no Parque Moinhos de Vento (Parcão). Em caso de chuva, será transferido para domingo, às 20h, no mesmo local. Entrada franca.