A última segunda-feira (22) teria sido um dia normal de descanso para os gaúchos Luquinhas, Jonathan, Guilherme e Régis se não fosse por uma publicação de Neymar, do PSG, em sua conta no Instagram. Após o término com a atriz Bruna Marquezine, o jogador publicou um trecho da música Só Pra Você Saber, gravada pelo grupo gaúcho Sente O Clima Samba Clube (SCSC), de Pelotas, formada pelos quatro músicos locais.
A publicação gerada pelo perfil, que tem mais de mais de 100 milhões de seguidores – um dos maiores da rede social –, provocou uma agitação para a formação musical. Diante da repercussão, o perfil do grupo cresceu em número de seguidores e conquistou uma das cinco colocações entre as músicas mais relevantes da playlist Pagodeira do Spotify - uma das mais influentes do estilo no serviço de streaming.
A canção originalmente gravada em 2012, então, foi recuperada no repertório da banda para uma apresentação especial, em setembro, dentro do Estúdio Show Livre - que reuniu diversos nomes do estilo em uma transmissão ao vivo nas redes sociais. A versão final da performance foi lançada na semana passada e, pelo visto, chegou aos ouvidos de Neymar.
Boom (quase) inexplicável
Os artistas garantem que não tiveram nenhum contato prévio com o craque e que a explosão da faixa é praticamente inexplicável. Quase. No último sábado (19), eles ficaram sabendo que Gil Cebola, um dos amigos de Neymar e muito popular nas redes, fez um vídeo no Instagram Stories em que mostra a trupe de amigos ao lado do ex-namorado de Marquezine dentro de uma van, possivelmente em Portugal. Há um detalhe importante: o grupo ouvia a faixa da banda gaúcha e comentava o quanto a música era boa.
Pelo visto, o craque da Seleção Brasileira gostou mesmo do hit. Na última segunda, por volta das nove horas da manhã, Neymar fez uma captura da tela no Spotify ouvindo a canção – o que foi o suficiente para a faixa viralizar. Além disso, o baixista do grupo Os Travessos, Ed, fez uma publicação marcando o SCSC nas redes sociais elogiando pela produção na quarta-feira (24), quando eles foram destaque do programa Fofocalizando (SBT).
Isso sem falar nas republicações de fã-clubes do casal BruMar, que já garantiram pelo menos 100 marcações. Outras músicas do grupo, como Seja Feliz (também de 2012) e Tudo Vai Ficar Bem (de 2017) tiveram aumento no número de execuções no Spotify.
Ainda sem contato com o jogador, os artistas contam que "não querem forçar a barra" para que uma nova publicação seja feita:
— Queremos que o contato seja natural. Ele sabe o peso que ele tem e queremos conquistar o nosso espaço fazendo o nosso trabalho. Não seríamos nós se fosse forçado — garante o vocalista Guilherme.
A correria diante do sucesso está apenas começando. Nesta quarta-feira (24), o SCSC foi para São Paulo gravar uma versão definitiva da faixa, que irá ganhar um lyric video na próxima terça-feira (30). Além disso, a música será amplamente divulgada no YouTube e no maior número de rádios do Brasil.
— Esse fato abriu muitas portas para nós, agregou um frenesi na mídia de todo o Brasil e ainda gerou um burburinho entre as pessoas mais próximas de nós — conta o baixista Régis, que também é o compositor da música de sucesso.
Além da repercussão online, o empresário do grupo estima que o número de apresentações confirmadas e a procura pela agenda de shows para os próximos meses aumentou entre 10% e 15%: a maioria das cidades com shows confirmados fica no próprio Rio Grande do Sul, no interior e também Caxias do Sul e em Porto Alegre, em dezembro.
História
Criado em 2010, o grupo de pagode Sente O Clima Samba Clube tem dedicado seus últimos anos à agenda de shows e produções próprias. Até o momento, foram quatro discos de estúdio, todos com faixas autorais. Mas o projeto que ajudou a angariar fãs, de fato, foi o Ensaio Maker - iniciativa da própria formação pensando no público das suas apresentações.
Em cada Ensaio Maker, a banda faz uma performance cover de seis canções de nomes conhecidos do cenário nacional – como Anitta, Luan Santana e Rael. Os clipes dessas versões garantiram milhares de visualizações no Youtube, que auxiliaram na divulgação dos trabalhos próprios.
—O nosso grande lance é ser diferente. Temos um repertório diferenciado, tocamos covers, mas investimos pesado em nossas composições. Apostamos em letras que falam do cotidiano, do dia a dia e sempre na nossa linguagem. Nos divertimos tocando e fazendo nosso trabalho — garante Régis.
O futuro ainda é incerto para os artistas, que possuem um dia na semana de descanso e que ocupam os outros dias entre ensaios e apresentações.
—Sucesso é longevidade. Se estivermos trabalhando daqui cinco anos, ótimo — finaliza.