Há cerca de um século, um gênero musical enraizado no blues começou a ganhar espaço na comunidade negra que professava a fé cristã nos Estados Unidos. Com solos e corais de tirar o fôlego – que abarrotam igrejas de fiéis e curiosos até hoje –, a música gospel se transformou em um símbolo da cultura daquele país. E para aproximar brasileiros e americanos, o Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre promove dois shows da Oscar Williams & The Band of Life no Estado, com entrada gratuita. Nesta segunda-feira (07), o grupo sobe ao palco do Salão de Atos da Feevale, às 20h, em Novo Hamburgo, e amanhã é a vez da apresentação no Theatro São Pedro, às 21h, na Capital.
A turnê nacional da banda, iniciativa da Missão Diplomática dos EUA no Brasil, já passou por Salvador, Belo Horizonte, Ouro Preto e, após a capital gaúcha, chega a Brasília. Líder do grupo formado há 18 anos, Oscar Williams não conhece muito da música gospel feita no Brasil, mas se mostra ansioso pelo mergulho na cultura local secular: classificou como “uma experiência incrível” o contato com o projeto Olodum, na Bahia.
— A música está sempre agregando, por isso queremos engrandecer o nosso trabalho trazendo estilos brasileiros para a nossa formação gospel, para mostrar ao nosso povo — explica o cantor de 38 anos.
Willians se apresentará em Porto Alegre acompanhado por Andrea Wallace, Cecelia Brown, Blanche McAllister-Dykes e Detrayshia Smith – é a primeira vez da banda no Brasil. No repertório da turnê Speak Life, estão faixas conhecidas do gospel, como Oh Happy Day, sucesso com o arranjo de Edwin Hawkins, Precious Lord, de Thomas A. Dorsey, e Lord You Are Good, de Israel Houghton. Mas a banda vai além da música cristã e se propõe a flanar por outros gêneros – o setlist também traz hits como Happy, de Pharrell Williams.
— A música gospel é universal, não fala somente de espiritualidade e louvor a Deus, mas também eleva corações e espíritos — explica o cantor, que já lançou com o grupo os discos Unstoppable (2005) e I am Healed (2017).
Música como ferramenta social
A passagem da banda por Porto Alegre não ficará limitada aos palcos. Na manhã de hoje, o grupo ministrará uma oficina para estudantes da ONG Sol Maior, que oferece educação musical para crianças e adolescentes de baixa renda, no Centro – haverá participação dos pequenos na apresentação no Theatro São Pedro. Na quarta-feira, os cantores tomam parte de uma masterclass com alunos do Instituto de Artes da UFRGS e se reúnem com estudantes de música da Associação de Creches Beneficentes (Acbergs), na Vila Farrapos.
— Música e cultura andam de mãos dadas ao longo da história. A música gospel é baseada em letras que falam sobre vida, amor, esperança, alegria e paz, e quando você tem letras e palavras que falam essas mensagens positivas, isso só pode afetar positivamente as pessoas — avalia Williams.
Os shows da banda no Rio Grande do Sul são gratuitos, mas é necessário retirar ingressos antecipadamente.
Oscar Williams & the Band of Life
Novo Hamburgo
Segunda-feira (07), às 20h.
Salão de Atos do Câmpus II da Universidade Feevale (ERS-239, 2.755)
Entrada franca, com retirada de ingressos das 9h15min às 18h na Diretoria de Relações Internacionais, sala 402 do prédio Lilás, Câmpus II da Feevale.
Depois, os bilhetes serão distribuídos no Salão de Atos.
Porto Alegre
Terça-feira (08), às 21h
Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/nº).
Entrada franca, com retirada de ingressos na bilheteria do Theatro São Pedro hoje, das 13h às 18h30min, e amanhã a partir das 13h.