A montagem da sexagésima-quinta edição da Feira do Livro de Porto Alegre começou nesta segunda-feira, na Praça da Alfândega. Foi iniciada a transição da parte administrativa do evento para o prédio do Memorial do Rio Grande do Sul. A partir desta terça, começa a complementação das lonas.
A Feira irá reaproveitar a estrutura de lonas já instaladas na praça, que foram utilizadas no Congresso Brasileiro de Arquitetos, realizado na semana passada. Segundo o engenheiro responsável pela montagem, Eduardo Bergallo, até o final de semana está prevista a montagem das lonas, que devem cobrir um espaço de 5.400m². A partir da semana que vem, será iniciada a instalação dos estandes dos livreiros.
Neste ano, não haverá praça de alimentação na Feira. Conforme Bergallo, a concorrência do Caminho dos Jacarandás e de estabelecimentos ao redor fizeram o movimento na praça de alimentação baixar consideravelmente no ano passado. A necessidade de mais espaço para os estandes também acabou influenciando o corte. De qualquer maneira, ainda haverá pontos como pipoca, pão de queijo e café, entre outros.
A Feira do Livro ocorrerá entre os dias 1º e 17 de novembro, contando com o total de 106 expositores: 86 na Área Geral, 13 na Área Infantil e Juvenil e sete na Área Internacional.