A China tem uma tradição milenar em circo. Quem quiser conhecer pode prestigiar o espetáculo Mundo Jurássico, do Circo Internacional da China, com seis apresentações em diferentes horários entre esta quinta-feira (27) e sábado (29) no Teatro do Bourbon Country (Av. Túlio de Rose, 80), em Porto Alegre. Os ingressos custam a partir de R$ 50 e estão à venda no site uhuu.com e na bilheteria do teatro (veja o serviço completo ao final do texto).
Serão 45 artistas chineses no palco, fazendo números de acrobacia, contorcionismo e dança. O enredo é uma história inspirada em Zigong, província de Sichuan, no sudoeste do país asiático, onde atua a Zigong Acrobatic Troupe of China e também onde funciona um museu com fósseis de dinossauros tido como um dos maiores do mundo.
No espetáculo, dois adolescentes, chamados Ding Ding e Qiqi, entram no museu e encontram um cientista que está fazendo experimentos para trazer os dinossauros de volta à vida. Em uma noite repleta de emoções e aventuras, os amigos testemunham uma disputa entre os animais e vivenciam contradições e conflitos até um desfecho apoteótico.
A partir daí, a plateia irá assistir a cinco atos compostos de números desafiadores, como a torre humana, onde um artista sobe em cima dos ombros do outro.
— Um circo de lona no Brasil tem globo da morte, um tipo de número que não tem nos circos chineses. Na China, os artistas circenses apresentam espetáculos que envolvem muita precisão, força, habilidade. Em Mundo Jurássico, há uma bailarina que faz os passos na ponta do pé, no ombro do parceiro. É algo impressionante. Ela gira, faz tudo em cima do ombro do rapaz. O público se surpreende — conta o produtor Luciano Alves, da Boom Produções.
Alves é responsável por trazer ao Brasil a turnê da Zigong Acrobatic Troupe of China, companhia artisticamente subsidiada pelo governo chinês. O grupo foi fundado em 1954 e é um dos primeiros de performance profissional de arte acrobática na China. Já foi laureado duas vezes pelo Prêmio do Governo de Arte e Cultura Chinesa e tirou medalha de ouro no Festival Internacional de Circo da Espanha, em 2014.
Segundo Alves, Mundo Jurássico foi criado antes da pandemia, mas as apresentações só foram retomadas recentemente. A turnê já passou por Brasília e São Paulo. Depois de Porto Alegre, irá para Argentina, Chile, Costa Rica, México e Estados Unidos. Embora seja um espetáculo voltado especialmente para as crianças, a promessa é de que os adultos também se divirtam. No palco, além dos artistas fantasiados, dois dinossauros robotizados com cerca de dois metros de altura devem encantar a plateia.
— Quando eles entram, a molecada pira — diz o produtor.
Mundo Jurássico, do Circo Internacional da China
- Nesta quinta (27), às 19h30min; sexta (28), às 15h e às 19h30min; e sábado (29), às 15h, às 18h e às 21h
- Teatro do Bourbon Country (Av. Túlio de Rose, 80), em Porto Alegre
- Ingressos a partir de R$ 50 no site uhuu.com e na bilheteria do teatro
- Desconto de 50% para os 50 primeiros sócios do Clube do Assinante a adquirirem ingressos e de 10% para os demais