O ator e diretor Tanah Corrêa morreu nesta terça-feira (27), aos 82 anos. O artista, que é pai do ator Alexandre Borges, estava internado na Santa Casa de Santos desde sábado (24), mas a causa do óbito não foi informada, de acordo com o g1.
O velório será realizado das 18h desta quarta-feira (28) até as 16h de quinta (29) no Teatro Rosinha Mastrângelo, em Santos (SP), aberto ao público. Após a cerimônia, haverá um cortejo do corpo de Tanah pela cidade e então ele será levado ao Memorial de Santos, onde será realizada uma despedida reservada a familiares e amigos do artista.
Athanazildo Corrêa Neto é considerado um dos principais nomes do teatro no Brasil, tendo sido um dos fundadores do Teatro Plínio Marcos e do Cine-Arte Lilian Lemmertz, localizados em São Paulo. Ele ainda ocupou diversos cargos relacionados a gestão e incentivo da Cultura em Santos e nacionalmente. Ele também atuou no cinema e na televisão, em novelas como O Rei do Gado (1996) e Anjo Mau (1997), no humorístico Os Trapalhões e em filmes como O Invasor (2001) e Segurança Nacional (2010).
Tanah deixa a esposa, Orleyd Faya, e 10 filhos. Além de Alexandre Borges, o artista era pai de André, Geórgia, Kenia, Natasha, Ludmila, Geovana, Janaína, Natália e Fernanda. Borges comentou sobre a relação com o pai em entrevista a Fátima Bernardes no programa Encontro, em 2013.
— Ele foi tendo filhos e as mães eram umas santas, que conseguiram segurar a onda. O amor pelo teatro fez com que a gente não tivesse nenhuma revolta. Às vezes, filhos de pais separados criam isso, vê pouco. Mas ele sempre conseguiu através do teatro. O amor que ele tem, a ética. Pai, eu te amo — declarou na época.