Os Free Shops são complexos de lojas, em que os consumidores podem adquirir produtos nacionais ou importados. Estes estabelecimentos costumam estar mais presentes em aeroportos, próximos às salas de embarque e desembarque. Entretanto, em Uruguaiana, viraram parte essencial do comércio da cidade. Tanto que o município é conhecido como a capital dos Free Shops no Brasil.
Uruguaiana tem nove complexos desse estilo com vasta variedade de lojas, desde opções nacionais, até grandes redes internacionais. Um dos pontos que diferencia esses estabelecimentos daqueles presentes em aeroportos é o fato de os consumidores poderem comprar os produtos em reais.
– O principal potencial econômico da cidade, atualmente, são os Free Shops, onde pode-se comprar parcelado no cartão de crédito sem IOF. Os grandes destaques desses negócios são a diversidade de itens e a quantidade de lojas – explica o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Uruguaiana, João Batista.
Impacto na economia
De acordo com informações da Receita Federal do Brasil, as vendas nos Free Shops contabilizaram R$ 8 milhões no primeiro semestre de 2022. Essa quantia representa 43% do total de operações desse tipo de negócio no país inteiro. Em relação a 2021, houve um aumento de 71%, comprovando o crescimento do segmento na região.
Esses estabelecimentos impactam diretamente na economia da cidade. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB do município é de aproximadamente R$ 2,9 bilhões, sendo que 52,6% da receita vem dos serviços, 23,8% da agropecuária e 8,9% da indústria.
– O município de Uruguaiana ao longo das últimas décadas teve como base da matriz produtiva, os seguintes pilares: comércio, agricultura e pecuária, comércio exterior e serviços. Com a abertura das lojas de grandes redes no município e os Free Shops, conseguimos desenvolver uma economia forte, pujante e variada – afirma Batista.
Turismo e geografia
Além do setor de serviços, o município investe em turismo. Uruguaiana está em uma região privilegiada, próxima à fronteira entre Argentina e Uruguai, no meio do caminho entre Buenos Aires e Porto Alegre.
Com essa localização, a cidade tem se destacado no turismo de compras. Outra frente em que a região está prosperando é a do turismo rural. A área oferece muitas opções nesse quesito, como passeios por estâncias que contam a história do Rio Grande do Sul, vinícolas, queijarias e excursões de barco. A projeção é que esses setores cresçam mais ainda com o tempo.
– Uruguaiana é uma das cidades que mais irá crescer no Brasil, devido ao seu posicionamento geográfico, sendo o município central na rota do Mercosul. O projeto “Vem Viver Uruguaiana” vem ao encontro dessa expectativa, engajando vários setores da economia, desde comércio, gastronomia, hotelaria, turismo rural e serviços, transformando a região em um destino com muitas experiências – finaliza Batista.