Durante 88 dias, entre 26 de outubro e 21 de janeiro de 2024, a cidade de Gramado se transforma na terra do Papai Noel. Seja pela decoração grandiosa e planejada, pela extensa programação artística, ou ainda por pequenos detalhes, como os pinheirinhos natalinos que recebem um concurso de decoração que reúne famílias e empresas para decorar as árvores plantadas ao longo da Avenida Borges de Medeiros, no centro da cidade. O Natal Luz de Gramado já é consolidado por muitas pessoas como um dos grandes destinos de final de ano no Brasil.
– A cidade inteira, toda a comunidade de Gramado se prepara com muito carinho e muito cuidado para receber a todos que aqui chegam. Este ano a expectativa é de termos o melhor Natal de todos os tempos – afirma Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur, autarquia de Turismo e Cultura de Gramado, responsável pela organização dos grandes eventos realizados pelo município.
Em sua 38ª edição, o Natal Luz promete impressionar até quem já visitou o evento mais de uma vez.
– Temos muitas novidades neste ano. Na verdade, o Natal Luz se reinventa a cada ano. Os nomes dos espetáculos se mantêm, mas o enredo, a direção, a trilha sonora, o cenário, os carros alegóricos, os adereços e os figurinos, tudo é novo. É um novo show que se faz a cada ano – destaca.
Com mais de três mil pessoas trabalhando de forma direta no evento, e mais de mil artistas envolvidos nas apresentações artísticas, a programação do Natal Luz de Gramado oferece atrações diárias, até o dia 21 de janeiro, a todos que visitam a cidade. Em sua 38ª edição, o Natal Luz deste ano vai apresentar espetáculos renovados, a começar pelo Nativitaten, campeão de vendas de ingressos antecipados. Outra novidade esse ano é o espetáculo Light of Christmas, que traz a Orquestra Sinfônica de Gramado interpretando diversas trilhas sonoras.
Segundo a Gramadotur, a Região Sudeste lidera a venda de ingressos para esta edição do evento. No mês de setembro 57,4% dos ingressos já foram comercializados no Sudeste. A Região Nordeste vendeu 19,8%.
A programação do evento oferece também uma extensa lista de atrações gratuitas. Para garantir acesso ao evento para todos os públicos. Confira a entrevista com a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk:
Você assumiu a Gramadotur em 2021. Agora, dois anos depois, como você avalia o evento? O público retomou aos patamares do que era antes da pandemia?
Foi bastante desafiador, em plena pandemia. Mas já naquele ano, o Natal Luz foi o único evento de grande porte que aconteceu no Brasil. Respeitamos todos os protocolos de segurança e já foi muito bem visitado, um sucesso, considerando a situação da época. Ano passado já fomos muito bem, mas para esse ano a expectativa é ainda maior. Até o momento, já temos o maior número de ingressos vendidos desde o 32º Natal Luz, que é desde quando se acompanha esse dado. Estamos muito satisfeitos, os espetáculos são totalmente novos, incluindo um lançamento, que é o Light of Christmas.
Quais as novidades para o Natal Luz de Gramado deste ano?
Na verdade, o Natal Luz se reinventa a cada ano. Temos a Fantástica Fábrica de Natal, que está em seu segundo ano, então ainda é uma grande novidade. Ela foi super enriquecida para este ano, e está simplesmente maravilhosa. E o Light of Christmas é a nossa novidade, um espetáculo protagonizado pela Orquestra Sinfônica de Gramado, com banda, coral, bailarinos, uma trupe de natal e solistas. Vai ser um espetáculo grandioso.
E teremos também o Padre Ezequiel Dal Pozzo, que fará, no dia 11 de dezembro, um show-celebração muito bonito, bacana, envolvente e emocionante, de fé e espiritualidade, que eu tenho certeza que será um grande sucesso. Ainda cabe ressaltar um dos espetáculos mais vistos do Natal Luz, que é o Show de Acendimento, e acontece diariamente, a partir das 20h, em frente ao Palácio dos Festivais. É um novo show, um novo diretor, que fez um cenário totalmente diferenciado. É outro espetáculo. Tenho certeza que vai surpreender as pessoas.
A Gramadotur completou, em 2023, 11 anos na gestão dos eventos culturais e turísticos de Gramado. Como você avalia a ação da entidade?
Sem dúvida pelo tamanho e dimensão dos sete eventos públicos que Gramado realiza todos os anos, era necessária uma estrutura pública, separada, especializada e voltada exclusivamente para a realização de todos esses eventos e seus desenvolvimentos. Além dos eventos, a Gramadotur tem quatro projetos: a Orquestra Sinfônica de Gramado, que é mantida exclusivamente com recursos da Gramadotur; o Programa de Artes, que é um projeto de formação artística de três anos, totalmente gratuito e com muitas modalidades artísticas; e o licenciamento da grife Gramado. Somos o primeiro e único município do Brasil a tratar de forma profissional o licenciamento na indústria do varejo.
Também, desde o ano passado, tempos a Ingresso Oficial Gramado, que é uma tiqueteria própria, criada para a comercialização de ingressos da Gramadotur. Importantíssima, fundamental para que o Natal possa continuar tendo esse sucesso de vendas. Antes, fazíamos uma licitação e o evento precisava se adaptar ao que já existia, mas não contemplava a cadeia produtiva do turismo: operadoras, agências e sites de venda coletiva. Desde o ano passado, a nossa tiqueteria foi criada customizada, para que pudesse abranger todo esse trabalho necessário e importante.
Para se ter uma ideia, a venda de ingressos na cadeia produtiva do turismo representava 20%. Hoje, chegamos a 38%, exatamente porque nós conseguimos ter essa dedicação especial ao cliente turístico. Por isso era, sim, importante a criação da Gramadotur. São eventos públicos, precisam ser realizados de forma pública, contemplando todo o rito público de licitação, e é isso que nós fazemos. Por isso tanta antecedência, planejamento e aprimoramento dos processos a cada ano, a cada evento que termina, com um estudo, uma avaliação de todos os participantes, para que a gente possa evoluir a cada processo.