Localizada no Rio Grande do Sul, junto à fronteira fluvial com Argentina e Uruguai, Uruguaiana é uma das cidades brasileiras nas quais o comércio local é bem desenvolvido. O município é a capital nacional dos Free Shops e tem nove lojas francas em funcionamento.
– Mais do que isso, Uruguaiana possui um comércio pujante. A cidade conta com grande variedade de lojas de artigos gauchescos, roupas de festa, itens esportivos, ópticas, assim como diversos restaurantes, bistrôs e cafeterias. A hotelaria também não fica para trás, com inúmeras opções de hotéis e pousadas – diz o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Uruguaiana (CDL), João Batista Saldanha.
Com uma breve olhada no mapa, dá para perceber como Uruguaiana se encontra em uma posição geograficamente privilegiada. Na rota do Mercosul, está no meio do caminho entre Buenos Aires (Argentina) e Porto Alegre (Brasil), e Montevidéu (Uruguai) e Assunção (Paraguai).
– Isso faz com que tenhamos ares de cidade interiorana, mas com comércio e serviços de grandes centros. O município tem ruas largas e arborizadas, traçadas no sentido norte-sul, além de estâncias que contam a história do nosso estado, vinícolas, queijarias e o pôr do sol mais lindo do interior do Rio Grande do Sul – conta Saldanha.
Clique aqui e descubra mais sobre o comércio local de Uruguaiana
Cidade em números
O município gaúcho tem PIB de cerca de R$ 2,9 bilhões, sendo 52,6% do valor adicionado procedente do setor de serviços. Na sequência, aparecem as participações de administração pública (23,8%), agropecuária (23,8%) e indústria (9,6%).
Ao longo de 2021, 316 empresas foram registradas em Uruguaiana. Em 2022, até julho, já haviam sido realizados 189 registros.
– Nos Free Shops, o faturamento de janeiro a junho de 2022 chegou a mais de U$ 8 milhões, representando 43% das vendas nesse modelo de loja no país. O número também registrou um aumento de 71% em relação ao mesmo período de 2021 – destaca o presidente da CDL Uruguaiana.
O comércio local já se prepara para um segundo semestre movimentado. Dia das Crianças, Black Friday e Natal são as grandes datas do calendário do varejo.
Dando continuidade ao projeto lançado no ano passado, durante a Black Friday, a cidade realizará a “Noite Mágica”, evento no qual o comércio fica aberto até às 22 horas, com promoções e descontos diferenciados. As outras datas também contarão com campanhas institucionais com o objetivo de valorizar os comerciantes da cidade.
Vem Viver Uruguaiana
Ao longo dos últimos 59 anos, a CDL Uruguaiana colabora com o comércio local, transformando e ajudando o lojista em prol de seu sucesso. A história da entidade é marcada pela luta a favor dos pleitos para essa classe, como o cancelamento do Diferencial de Alíquotas (DIFAL) de produtos nacionais e importados oriundos de outros estados.
– O projeto “Vem Viver Uruguaiana” engaja vários setores da economia, como comércio, gastronomia, hotelaria, turismo rural e serviços. A ação só foi possível graças às parcerias com a Prefeitura Municipal de Uruguaiana e com o fundo de desenvolvimento do município. Dessa forma, podemos transformar nossa cidade em um destino com muito mais experiências – completa Saldanha.
Siga o projeto Vem Viver Uruguaiana no Instagram e não perca nenhuma novidade