A cantora colombiana Shakira comentou que tem críticas ao filme Barbie, lançado em 2023. Em entrevista para a revista Allure, publicada nesta segunda-feira (1º), a artista disse discordar da forma como a obra de Greta Gerwig lidou com as questões de masculino e feminino:
— Meus filhos absolutamente odiaram. Eles sentiram que era desvirilizante. E eu concordo, até certo ponto. Estou criando dois meninos. Quero que eles também se sintam poderosos [enquanto] respeitam as mulheres. Gosto da cultura pop quando tenta empoderar as mulheres sem roubar aos homens a possibilidade de serem homens, de também proteger e prover.
Shakira ainda defendeu que é preciso dar às mulheres as ferramentas e a confiança para que entendam que é possível fazer tudo "sem perder a essência, sem perder a feminilidade".
— Acho que os homens têm um propósito na sociedade e as mulheres também têm outro propósito. Nós nos complementamos e esse complemento não deve ser perdido — declarou.
A cantora, que que se considera feminista, questiona:
"Por que não dividir a carga com pessoas que merecem carregá-la, que têm o dever de carregá-la também?" Segundo a Allure, esse é o "Paradoxo Shakira", que fomenta a emancipação feminina enquanto também defende que homens tem de "ser homens".