Anne Hathaway faz parte do grupo de atrizes que já relatou ter passado por experiências desconfortáveis em Hollywood. A estela de longas como O Diário da Princesa, O Diabo Veste Prada e Os Miseráveis afirmou que, no início da carreira, precisou beijar 10 homens diferentes em um teste de elenco.
— Nos anos 2000, era considerado normal pedir para atores se beijarem diante da câmera durante testes, para "testar a química" entre eles. — relembrou a atriz em entrevista recente à V Magazine. — Uma vez um produtor me disse: "Tem 10 caras vindo aí e você já está escalada. Ansiosa para beijar todos eles?" E eu pensei: "Será que tem algo de errado comigo? Por que não, eu não estou ansiosa. Parece nojento, eu não conheço esses caras".
A artista relatou que acabou aderindo ao pedido do produtor mesmo não se sentindo confortável com a situação pois, por ser muito jovem, ela temia que a carreira dela fosse prejudicada:
— Eu era muito jovem e terrivelmente consciente de que poderia perder tudo o que tinha em segundos caso algum produtor resolvesse espalhar por aí que eu era "difícil de trabalhar". Então fingi que estava ansiosa para aquilo e rezei para que passasse rápido.
Apesar do desconforto, a estrela não sentiu que o produtor estava tentando machucá-la ou assediá-la. Para ela, este era apenas o procedimento padrão da época.
— Era só o jeito que as coisas eram feitas naquela época. Hoje em dia, está muito melhor — declarou.
Os debates sobre que tipo de postura é adequada ou não em sets de filmagem têm crescido desde 2017, quando nasceu o movimento #MeToo, inspirado pela denúncias de diversas personalidades de Hollywood a respeito de abusos sofridos em ambientes de trabalho. Desde então, medidas como a contratação de coordenadores de intimidade para a gravação de cenas íntimas têm se tornado recorrentes.
Como exemplo das novas práticas que considera mais respeitosas, a atriz citou o teste para o filme A Ideia de Você, que estreia em maio deste ano. No longa, Anne interpreta uma mãe que, após enfrentar um divórcio, apaixona-se por um músico famoso e mais jovem. Quem interpreta o par romântico da atriz é Nicholas Galitzine (Vermelho, Branco e Sangue Azul).
— Pedimos que cada um dos atores que estava concorrendo ao papel escolhesse uma música que eles achavam que o personagem ia amar. Daí, quando eles chegavam, apertavam o play na música e dançavam comigo. — explicou a atriz. — Era como se nossos personagens tivessem acabado de chegar de um jantar, uma caminhada, enfim... um encontro. E estávamos dançando juntos.
Ela afirmou que soube naquele dia que Galitzine seria o intérprete. Para Anne, os dois se conectaram de forma que a agradou:
— Quando Nicholas entrou na sala, já tínhamos feito isso com alguns outros atores, mas as coisas simplesmente se encaixaram entre nós, e eu sabia que ele era a escolha certa.