O 51º Festival de Cinema de Gramado fez suas últimas homenagens na noite de sexta-feira (18). A produtora Lucy Barreto recebeu, das mãos da filha Paula Barreto, o Troféu Eduardo Abelin. Já a atriz Alice Braga foi reconhecida com o Kikito de Cristal, entregue pela diretora Julia Barth, no Palácio dos Festivais.
O Troféu Eduardo Abelin é uma homenagem concedida a diretores, cineastas e entidades pelo trabalho feito em benefício do cinema. A honraria leva o nome de um dos pioneiros da arte gaúcha, o diretor Eduardo Abelin.
— Hoje, 18 de agosto, Luiz Carlos e eu comemoramos 69 anos de casados, só tenho a agradecer ao Festival, agradecer estar viva, pois com 90 anos tem que se agradecer todos os dias — disse Lucy após receber a honraria.
Já o Kikito de Cristal é dedicado a expoentes do cinema internacional. Diante de sua sólida carreira no audiovisual brasileiro e estadunidense, a atriz Alice Braga recebeu a honraria.
— É muito simbólico ver Lucy, Laura e Ingrid aqui nesta noite, e estar no Rio Grande do Sul, que foi onde minha carreira começou, quando eu tinha 14 anos, com a Casa de Cinema: vocês são fundamentais, este festival é fundamental — destacou a artista em seu discurso.
Ainda na sexta, a atriz Laura Cardoso recebeu o Troféu Oscarito, o mais importante prêmio honorífico do Festival. A homenagem a Laura estava marcada para terça-feira (15) e seria recebida ao lado de Léa Garcia, que morreu no mesmo dia, após um infarto agudo do miocárdio.
O Oscarito de Léa foi entregue ao filho, Marcelo. Na quinta-feira (17), foi a vez de Ingrid Guimarães receber o Troféu Cidade de Gramado.