Uma Barbie que surge imponente em meio a um deserto onde crianças brincam com suas antigas bonecas em formato de bebê. Divulgado em dezembro de 2022, o primeiro teaser de Barbie fez uma clara referência ao clássico do cinema 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968), de Stanley Kubrick. A divulgação elevou ainda mais as expectativas do público em relação a esse que é um dos títulos mais aguardados do ano. Agora, próximo do momento em que os espectadores terão acesso à produção, a diretora Greta Gerwig explicou os bastidores do vídeo.
Na peça de divulgação, uma das crianças destrói suas bonecas logo após ver a figura da Barbie original, interpretada pela atriz Margot Robbie. Essa aparição substitui o misterioso monumento que aparece na cena do filme de 1968. Ao comentar sobre o teaser, em entrevista concedida ao portal Omelete, Greta revelou não ter certeza sobre como surgiu a ideia, mas destacou sua obstinação em tornar o vídeo um produto de excelência.
“Falei com meu diretor de arte e meu diretor de fotografia, e disse que só queria fazer se pudéssemos fazer a sequência bonita e com integridade; que ela fosse filmada da mesma forma (que a de Kubrick) e que ficasse bonita na tela. Não queria só fazer como uma piada”, contou.
O apelo da diretora foi ouvido por sua equipe, que se dedicou em construir o set de filmagem com as mesmas medidas utilizadas no filme de referência.
“E nós tínhamos os quadros que Kubrick fotografou. Então conseguimos mimetizar o máximo possível e com o mesmo nível de qualidade técnica”, completou Greta.
Recentemente, o teaser chamou atenção até mesmo do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). Na sexta-feira (7), O órgão concedeu uma liminar que limitava a exibição da peça nos cinemas brasileiros apenas para sessões com classificação indicativa para maiores de 12 anos. Contudo, o próprio Conar suspendeu sua decisão e aguarda o Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgar a classificação etária para o filme.
Nos Estados Unidos, o longa é recomendado para maiores de 12 anos, por conter "referências e breves linguagens sugestivas". No Brasil, a classificação indicativa ainda não foi divulgada.
Estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling, que interpretam as versões tradicionais de Barbie e Ken, o filme estreia nos cinemas nesta quinta-feira (20).