A estreia do filme live-action Barbie, estrelado pela australiana Margot Robbie e dirigido por Greta Gerwig, nesta quinta-feira (20), trouxe à tona a dimensão da paixão de pessoas de diferentes gerações pela boneca lançada em 1959.
Para relembrar a construção dessa personagem e o caminho percorrido pela marca Mattel até aqui, confira uma linha do tempo com momentos marcantes dessa história de 64 anos.
1959 - A primeira Barbie
Barbie é criada por Ruth Handler, cofundadora da fábrica de brinquedos Mattel. Seu nome é inspirado em uma de suas filhas, Barbara. Tinha cabelos de tons claros e escuros, pele muito branca e usava um inesquecível maiô listrado preto e branco.
Sua aparência foi inspirada na boneca erótica alemã Bild Lilli. O sucesso foi quase imediato: no primeiro ano, foram mais de 300 mil unidades vendidas, ao preço de US$ 3 cada.
1960 - Primeira profissão
Surge a primeira profissão da Barbie, uma designer de moda. Ao longo de sua vida, Ruth Handler se pronunciou diversas vezes sobre acreditar na filosofia de que, através da boneca, "meninas poderiam ser tudo o que quisessem".
E de fato, ao longo dos anos, Barbie colecionou centenas de profissões, tais como arquiteta, bailarina, jogadora de futebol e veterinária .
1961 - Criação do Ken
Dois anos depois de sua criação, Barbie ganha um namorado, Ken. O nome é em homenagem ao filho dos Handler, Kenneth. O boneco tinha traços semelhantes ao ator de cinema Troy Donahue, versões loiro e moreno, e vestia um shorts de banho vermelho.
O produto chegou ao Brasil em 1984, produzido pela Estrela. Inicialmente, foi chamado de Bob para evitar problemas com a pronúncia do nome original. Poucos anos depois, passou a ser Ken entre os brasileiros também.
1965 - Barbie Astronauta
Quatro anos antes de Neil Armstrong chegar à Lua, a Astronauta é criada e começa a desbravar o espaço sideral.
1980 - Primeira Barbie negra
É criada a primeira barbie negra, a Black Barbie, desenhada pela designer Kitty Black Perkins.
1982 - Chegada ao Brasil
A Barbie é lançada no Brasil pela marca de brinquedos Estrela, que recebeu licença da Mattel para sua produção.
1987 - Primeiro filme
É lançado Barbie, A Estrela do Rock, o primeiro filme da franquia. Na trama, que tem 30 minutos de duração, a banda da boneca acaba de completar uma turnê mundial de sucesso e decide realizar um último concerto no espaço, em prol da paz mundial.
De lá para cá, vieram mais de 30 filmes.
1997 - Primeira Barbie cadeirante
Mattel lança Becky, amiga da Barbie e cadeirante. A empolgação pela chegada da boneca, trazendo mais representatividade nesse universo, durou pouco, pois faltava acessibilidade: sua cadeira de rodas não passava pelas portas da casa da Barbie. A produção foi descontinuada.
2015 - Primeiro comercial com um menino
Em 2015, um menino estrela um comercial da Barbie pela primeira vez. O vídeo é uma parceria com a grife italiana Moschino e foi divulgado na Internet, gerando polêmica nas sessões de comentários.
Jeremy Scott, que à epoca era diretor de criação da marca, disse que a produção é sobre "autoexpressão e celebra o fato de meninos e meninas brincarem com Barbie".
– O primeiro comercial que tinha um menino brincando de Barbie chocou muito. Nós, colecionadores, comemoramos muito, achamos legal sermos incluídos, mas foi polêmico na época – afirma o colecionador de bonecos Ken, Bernardo Guedes, de Novo Hamburgo.
2016 – Novos biotipos
Na tentativa de “refletir melhor o mundo atual em que vivem as meninas”, a Mattel introduz três novos tipos de corpo de Barbie: alta, baixa e curvilínea.
2023 - Primeiro live-action
Lançamento do primeiro live-action, dirigido por Greta Gerwig e estrelado por Margot Robbie (foto) e Ryan Reynolds, está previsto para 20 de julho.