Taylor Swift, Abel Makkonen Tesfaye, conhecido como The Weeknd, e Austin Butler estão entre as 398 personalidades do entretenimento convidadas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para fazer parte de seu seleto grupo de membros, informou nesta quarta-feira (28) a entidade responsável pelo Oscar.
A Academia acelerou sua expansão para ampliar a diversidade de sua composição e, nos últimos anos, já convidou mais de mil novos membros. De acordo com a organização, 40% dos convidados são mulheres, 34% representam minorias étnicas e raciais e 52% são de fora dos Estados Unidos, de 51 países diferentes.
Estão entre eles os brasileiros Anita Rocha da Silveira, diretora de Mate-me Por Favor (2015) e Medusa (2021), e Fernando de Goes, cientista de computação da Pixar que venceu um Oscar entre os Prêmios Científicos e Técnicos deste ano.
Os diretores argentinos Ana Katz e Santiago Mitre — cujo Argentina 1985 (2022) concorreu à estatueta este ano — também figuram na lista, que inclui ainda o cineasta mexicano Carlos López Estrada (Raya e o Último Dragão, 2021).
"A Academia está orgulhosa de receber estes artistas e profissionais", disseram em um comunicado o diretor-executivo Bill Kramer e a presidente Janet Yang. "Eles representam um talento global extraordinário por meio das disciplinas cinematográficas."
A lista inclui vários indicados recentes como Butler, Paul Mescal (Aftersun, 2022) e parte do elenco e equipe de Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo (2022), último vencedor de melhor filme: Stephanie Hsu, Ke Huy Quan e Shirley Kurata.
A Academia, principal associação da indústria do cinema de Hollywood, emite uma única rodada de convites por ano. Somente os membros da Academia podem votar para decidir os premiados pelo Oscar. A próxima cerimônia será realizada em 10 de março de 2024.