O Dia das Mães é neste domingo (14) e, às vezes, os filhos só querem ficar no sofá ao lado de suas mamães, curtindo um colinho — independentemente da idade, este carinho é sempre bem-vindo. Além disso, a presença física é um dos presentes mais pedidos neste dia tão importante.
Pensando neste momento, GZH preparou seis dicas de filmes e séries disponíveis no streaming para que a família possa curtir juntinha — e tem opções para todos os gostos, de animação a terror, mas todos com o mesmo tema em comum: as relações entre mães e filhos.
Então, vai estourando a pipoca, pois o domingão das mães vai ser de cinema — ou digno de uma boa série de TV.
Filmes e séries para assistir no Dia das Mães
Franquia Minha Mãe é Uma Peça (2013-2019)
Sucesso do cinema nacional, Minha Mãe é Uma Peça acompanha Dona Hermínia (Paulo Gustavo), uma mulher divorciada que mora com os dois filhos, Marcelina (Mariana Xavier) e Juliano (Rodrigo Pandolfo). Os dois irmãos, já crescidinhos, estão de saco cheio das cobranças feitas pela mãe. Quando Dona Hermínia descobre que os filhos a consideram chata, ela decide sair de casa e ir passar uns dias com a sua tia Zélia (Suely Franco). Assim, ela se dá uma folga dos filhos e, ao mesmo tempo, dá um choque de realidade em ambos para ver se eles acordam para a vida. A comédia fez tanto sucesso que ganhou duas sequências — Minha Mãe é Uma Peça 3 (2019), inclusive, tornou-se a maior bilheteria do cinema nacional. Para dar risada (e chorar um pouquinho).
Gilmore Girls – Tal Mãe, Tal Filha (2000-2007)
Sempre é uma opção visitar (ou revisitar) Stars Hollow. A série acompanha a vida de Lorelai Gilmore (Lauren Graham), uma mãe solteira de 30 e poucos anos que cria sozinha a sua filha adolescente, a quem também batizou de Lorelai, mas que tem como apelido Rory (Alexis Bledel), em uma pequena cidade de Connecticut, nos Estados Unidos. O seriado, que durou sete temporadas, é focado na dinâmica entre mãe e filha, que são também grandes amigas — e esta relação é bem diferente da que Lorelai teve com a própria mãe, Emily (Kelly Bishop). Com uma energia de quem acabou de tomar uma xícara imensa de café, o programa é divertido e também acerta muito bem nos momentos dramáticos. Tão entranhada na cultura pop, a série ganhou um revival pela Netflix em 2016 — Gilmore Girls: Um Ano Para Recordar, que é bem bacaninha e vale a pena ser assistido.
- Onde assistir: na Netflix
Franquia O Exterminador do Futuro (1984-2019)
Se tem uma mãe que marcou a história do cinema é Sarah Connor (Linda Hamilton). Ela vive a mãe de John Connor (Edward Furlong) e precisa lutar contra máquinas do futuro para proteger o menino, que será líder da revolução e última esperança da humanidade contra a terrível Skynet. Se no primeiro filme ela luta contra o T-800 (Arnold Schwarzenegger), no segundo e no terceiro (vamos desconsiderar o restante, tal como a franquia fez), ela se une ao robozão para conseguir salvar a raça humana. Os três filmes que compõem a trilogia agora oficial são recheados de ação e são ótimas pedidas para assistir ao lado da mamãe que curte uma boa porradaria misturada com ficção-científica.
- Onde assistir: no Amazon Prime Video (primeiro filme), para aluguel no YouTube (O Julgamento Final) e Star+ (Destino Sombrio)
Valente (2012)
Tendo como deslumbrante cenário a Escócia, Valente foi um marco para o estúdio Pixar, pois foi o primeiro longa protagonizado por uma personagem feminina. A produção ainda coloca o foco de sua história na conturbada relação entre mãe e filha — ambas com personalidades distintas. Na trama, a jovem princesa Merida foi criada pela mãe para ser a sucessora perfeita ao cargo de rainha, seguindo a etiqueta e os costumes do reino. A garota, porém, prefere cavalgar livremente pelos campos e disparar flechas com o seu arco. Quando uma competição é organizada contra a sua vontade, para escolher seu futuro marido, Merida decide recorrer a ajuda de uma bruxa. A jovem pede, então, que a mãe dela mude. Porém, o feitiço acaba não saindo como o planejado, fazendo com que Merida precise correr contra o tempo para ajudar a mãe e, também, impedir que o reino entre em guerra com os povos vizinhos. O longa destaca que, apesar das diferenças entre mãe e filha, o amor incondicional prevalece.
- Onde assistir: no Disney+
Franquia Um Lugar Silencioso (2018-2021)
Os filmes da franquia são para assistir com aquelas mães que estão prontas para um bom suspense — e até algumas doses de terror. Na trama do primeiro longa, alienígenas começam a dizimar a população da Terra e, para conseguir despistar as criaturas, os sobreviventes não podem fazer nenhum tipo de barulho, pois os bichos são atraídos pelo som. Dentro deste cenário, uma família tenta escapar dos seres, mas eles têm um agravante: a matriarca, vivida por Emily Blunt, está grávida e quase ganhando o bebê. E esta é uma das principais angústias do filme: como dar à luz sem fazer nenhum barulho? O título tem um trabalho de construção de atmosfera excelente, que ganha contornos dramáticos pelo silêncio que impera durante a projeção. O segundo filme coloca a mãe sozinha na estrada, tendo que ser a responsável pelo bem-estar de seus três filhos sobreviventes, em um mundo completamente devastado e repleto de criaturas assassinas. Uma ótima franquia para presenciar como uma mãe é incansável para proteger os seus filhos. E novos filmes estão sendo produzidos.
- Onde assistir: na Netflix
This Is Us (2016-2022)
Uma das séries que mais emocionaram o público nos últimos anos, This Is Us é a pedida certa para quem não tem medo de chorar — e é impossível segurar as lágrimas. O programa, que conta com seis temporadas, acompanha a família Pearson entre o passado, o presente e o futuro, mostrando os desafios e os dramas de se criar três filhos com o passar dos anos e, também, como eles encaram o mundo na fase adulta. Um dos pontos principais é a matriarca Rebecca, vivida por Mandy Moore, e as pessoas que ela mais amou em sua vida. A mãezona abdicou de sonhos pessoais para se dedicar à família, segurando a barra e estando por trás dos principais momentos que fizeram de Jack (Milo Ventimiglia) um dos pais mais queridos da ficção. Ela é o alicerce dos Pearson.
- Onde assistir: no Star+