O robô utilizado no filme clássico de Steven Spielberg, E.T., o Extraterrestre (1982), poderá ser leiloado por até US$ 3 milhões (cerca de R$ 15,6 milhões) nos Estados Unidos. O evento para a venda será realizado no dia 17 deste mês na casa Julien's Auctions, em Beverly Hills, na Califórnia, junto à Turner Classic Movies. As informações são do portal Splash.
A venda ainda incluirá um NFT (o famoso non fungible token, ou, em português, símbolo não substituível). O símbolo eletrônico em questão é uma arte digital de uma animação em 360 graus do modelo, narrada pela filha do criador da peça, Daniela Rambaldi.
O robô tem 85 pontos de movimento, podendo piscar e fazer rotações de abdômen, ativados por cabos elétricos e mecânicos. Considerado uma "obra-prima da engenharia", a peça precisou de 12 profissionais para operá-la nas filmagens do longa.
— É verdadeiramente uma peça de arte e uma obra-prima da engenharia. Nada como este modelo jamais será criado para um grande filme novamente, pois, simplesmente, não é prático em uma era de efeitos gerados por computador tão convincentes — opinou Jason DeBord, diretor de operações da Julien's Auctions, à Artnet News.
O criador era o italiano Carlo Rambaldi, especialista em teatro de marionetes e em engenharia mecânica e elétrica. Ele também projetou o macaco de 12 metros de altura de King Kong e o extraterrestre de Alien. Entretanto, o robô de E.T. é considerado sua principal obra, que lhe rendeu um Oscar.
— Existe apenas um modelo Hero #1 do E.T. e esta é a primeira, e provavelmente a última vez, que ele será leiloado — acrescentou.