O novo filme de Will Smith, Emancipation, teve exibição restrita em Washington neste sábado (1). Essa é a primeira participação do ator em uma produção audiovisual após a polêmica no Oscar, quando ele deu um tapa no rosto de Chris Rock.
No evento, o artista comentou pela primeira vez sobre o longa. A trama, dirigida por Antoine Fuqua e inspirada em fatos reais, aborda a vida de um homem negro escravizado que ficou conhecido por ser fotografado com as costas marcadas pela agressão de um chicote. Essa imagem acabou se tornando um símbolo contra a escravidão no cenário norte-americano.
— Este não é um filme sobre escravidão, não é um filme sobre liberdade. É um filme sobre resiliência, sobre fé — afirmou Will Smith. — As câmeras tinham acabado de ser criadas, e a imagem de Peter chicoteado circulou o mundo. Foi um grito de guerra contra a escravidão, e esta foi uma história que explodiu e floresceu em meu coração e que eu queria poder entregar a vocês de uma maneira que só Antoine Fuqua poderia entregar.
O filme tinha previsão de lançamento para maio, mas foi adiado por conta da polêmica no Oscar. Agora, a tendência é que fique para 2023.