Uma atriz e um diretor de cinema da Rússia chegaram na terça-feira (5) à Estação Espacial Internacional (ISS) para gravar o primeiro longa-metragem de ficção no espaço.
Com um sorriso de orelha a orelha, a atriz Yuliya Peresild, o cineasta Klim Shipenko e o experiente cosmonauta Anton Chkaplerov entraram na ISS seis horas depois de decolarem da Terra, segundo as imagens divulgadas pela Agência Espacial Russa (Roscosmos).
— Tudo isso é novo para mim (...) Tenho a impressão de estar sonhando — disse Peresild, em uma breve declaração transmitida pela Roscosmos.
A atriz, de 37 anos, e o cineasta, de 38, têm 12 dias — até o retorno previsto para 17 de outubro — para gravar um filme inicialmente intitulado "O Desafio", que apresentará uma médica com a missão de salvar um cosmonauta.
Em um contexto de tensão entre Rússia e Estados Unidos, a aventura cinematográfica, cujo orçamento é mantido em sigilo, busca antecipar o projeto cinematográfico no espaço de Tom Cruise, que não teve o calendário divulgado.
Um dos produtores do filme russo, Konstantin Ernst, disse à AFP que conseguiu falar com a equipe.
— Estão de bom humor e se sentem bem — contou.
Chipenko começou a gravar antes de a equipe chegar a bordo da ISS, durante o acoplamento da nave Soyuz que os levou ao espaço, segundo Ernst.
"Vencer a Nasa"
A missão chega em um momento de proliferação das viagens ao espaço, incluindo os voos de lazer como o dos bilionários Richard Branson e Jeff Bezos. Na segunda-feira (4), uma empresa deste último, a Blue Origin, anunciou que o ator canadense de 90 anos William Shatner, o capitão Kirk na série Star Trek, viajará ao espaço na próxima semana.
Para a agência espacial russa Roscosmos, o filme deve devolver o prestígio perdido pelos escândalos de corrupção, diversas avarias e perda do lucrativo monopólio de voos tripulados para a ISS, com o surgimento da Space X de Elon Musk.
Trata-se de "vencer a Nasa e a Space X" e "desviar a atenção de (seus) problemas", disse à AFP o cientista político Konstantin Kalashev. Embora as imagens tenham acompanhado todas as missões ao espaço, um longa-metragem de ficção nunca foi filmado em órbita.