Um vestido usado por Judy Garland em O Mágico de Oz foi encontrado em um saco de lixo nos arquivos de uma universidade americana quase 35 anos após ter sido perdido. Trata-se de uma das estimadas seis peças do figurino original do filme.
Em uma publicação no Instagram, a Catholic University of America contou que o vestido foi doado ao seu departamento de teatro em 1972 pela atriz Mercedes McCambridge, que era amiga de Garland. Em 1986, no entanto, a pessoa responsável pela vestimenta morreu, deixando seu paradeiro desconhecido.
De acordo com a universidade, por décadas o vestido foi uma lenda na comunidade. Neste ano, o professor Matt Ripa decidiu revirar os arquivos da instituição e acabou encontrando a relíquia dentro de uma caixa de sapatos, que por sua vez estava dentro de um saco de lixo.
— Eu não pude acreditar quando abri a caixa de sapatos. Já encontrei muitas coisas interessantes mexendo no arquivo da universidade, mas acho que esse vestido ganha de todas — brincou o professor, em declaração ao site da instituição.
Após o vestido ser encontrado, ele foi enviado a Ryan Lintelman, funcionário do museu Smithsonian especializado em cinema, que confirmou sua autenticidade:
— Todos os vestidos do filme têm certas características verificáveis: um "bolso secreto" no lado direito da saia para o lenço de Dorothy e "Judy Garland" escrito à mão em uma caligrafia específica da pessoa que etiquetou todos os vestidos.
Agora, o vestido será armazenado e exposto nos arquivos da universidade para acesso do público e dos alunos da instituição.