Completando 20 anos em 2021 desde sua estreia, a franquia Velozes e Furiosos estreou no Brasil seu nono filme da saga principal e já mira o 1oº longa. Assim como acontece com grandes sucessos de bilheterias de Hollywood — vide Vingadores, Crepúsculo e Harry Potter —a nova produção será dividida em duas partes.
O astro e produtor da franquia, Vin Diesel, revelou que Velozes e Furiosos 10 será dividido em duas partes. Em entrevista a rede americana de cinemas Regal, o ator ainda afirmou que as filmagens do novo longa da franquia começam em janeiro de 2022.
Vin Diesel, que vive Dominic Toretto nos filmes, já havia ressaltado em entrevista à Associated Press que ainda há muita história para contar sobre os personagens presentes na saga, mas, mesmo assim, o fim está cada vez mais próximo. O ator bateu o martelo que Velozes e Furiosos acabará no 11º longa.
— Toda história merece o próprio final. Sei que pessoas vão sentir como se não precisasse acabar, mas acho que algo bom deve ter fim. Existem motivos para um final. Essa franquia merece isso — contou Diesel.
Porém, ainda há gasolina no tanque da franquia: ele acredita que o universo Velozes e Furiosos deverá continuar, como no caso do derivado Hobbs e Shaw, lançado em 2019. É a franquia principal, que segue a numeração oficial da saga, que chegará ao fim. Na mesma entrevista, Justin Lin, que dirigiu cinco dos nove capítulos, contou que o nono filme é o primeiro capítulo da trilogia de despedida da saga.
— Em Velozes e Furiosos 9, estamos meio que reconfigurando tudo para que os próximos dois filmes encerrem a jornada incrível desses personagens — comentou o diretor.