Justin Lin, diretor de Velozes e Furiosos 9, explicou a cena pós-créditos vista no filme da franquia de velocidade. Em entrevista ao The Hollywood Reporter, o cineasta detalhou como o último acontecimento do longa se relaciona com o futuro da saga — e com um passado que não agradou nem um pouco aos fãs.
Atenção: spoilers abaixo.
A revelação final de Velozes e Furiosos 9, de que Han (Sung Kang), morto no terceiro filme da franquia, na verdade está vivo, é uma forma de "justiça" ao personagem, um dos mais queridos do público. Em Velozes e Furiosos 6, os espectadores descobriram que Han foi assassinado pelo então vilão Deckard Shaw (Jason Statham) e se irritaram por Shaw, tempo depois, começar a desenhar uma redenção.
Na cena pós-créditos do nono filme, é Shaw quem faz a descoberta junto com o público. Enquanto treina boxe em um galpão, ele é interrompido por batidas na porta. Ao abri-la, se surpreende ao deparar com Han, que havia sido "morto" por ele.
Segundo o diretor, há muito mais a ser revelado na história da suposta morte de Han. Justin Lin, que deve comandar mais dois filmes da franquia, prometeu um "acerto de contas" em Velozes e Furiosos 10, atendendo a pedidos dos fãs que moveram a campanha #JusticeForHan (justiça para Han, em tradução livre).
— As pessoas pensam que, quando o Han volta em Velozes e Furiosos 9, isso é a "justiça para Han". Eu nunca pensei que seria esse o caso — explicou Lin. — A coisa não é "ei, ele se foi, queremos ele de volta". Era algo que não estava certo e que precisávamos descobrir como corrigir.
Lin, que já assinou outros filmes da franquia, adianta que a cena pós-créditos de Velozes e Furiosos 9 prepara o caminho para muito mais de Han nos próximos longas.
— O elemento mais crítico disso é o tratamento desse personagem. Então, "justiça para Han", na verdade, é como trataremos Han quando ele volta e como avançamos — avaliou. — Definitivamente, há muito para explorar e desvendar, e esse é apenas um momento que eu queria compartilhar com o público: que há muito mais por vir — prometeu o diretor.
Em Velozes e Furiosos 9, Dom Toretto (Vin Diesel), Letty (Michelle Rodriguez) e o pequeno Brian vivem uma vida tranquila, até que a antiga turma de Toretto anuncia a chegada de uma nova ameaça. Para enfrentar um grupo de mercenários liderados por Jakob (John Cena) e Cipher (Charlize Theron), Toretto contará com a ajuda de novos aliados e personagens já queridos do público.
No último final de semana, o filme arrecadou US$ 70 milhões nas bilheterias norte-americanas, sendo a maior estreia do período pandêmico. No Brasil, F9 também se tornou a estreia de maior sucesso em meio à pandemia, superando Invocação do Mal 3.