As portas do Cine Farol Santander (Rua Sete de Setembro, 1.028), em Porto Alegre, serão reabertas ao público nesta quinta-feira (1º), após meses fechadas devido às restrições impostas pela pandemia do coronavírus. E este reencontro dos espectadores com o espaço será marcado pela exibição da Mostra Cinema Francês Contemporâneo, dentro de uma programação híbrida: com duas sessões diárias presenciais, de terça a domingo, além da exibição de dois filmes por mês em formato virtual.
Nesta retomada, a curadoria da sala de cinema pretende mesclar a oferta de reprodução de clássicos, filmes raramente apresentados em Porto Alegre e produções mais atuais. No festival que marca a reabertura do espaço, por exemplo, serão exibidos oito títulos inéditos no circuito comercial da Capital ao longo do mês de julho (veja a programação abaixo).
— A reabertura de um local como o Cine Farol Santander é vital para o público e para a cidade como um todo. Espaços culturais como este se tornam uma janela de exibição necessária para a inclusão da variedade cinematográfica, possibilitando o acesso a um cinema mais autoral, diferenciado e que reflita uma parte maior da multiplicidade da produção feita pelo mundo — detalha André Severo, gestor do Farol Santander de Porto Alegre.
Para fazer este retorno com segurança, o espaço adotou protocolos sanitários para garantir que o público possa usufruir dos filmes: haverá limitação de público — dos 85 lugares, apenas 43 poderão ser utilizados —, distanciamento entre os assentos, medição de temperatura e tapetes sanitizantes e secantes para ingresso no prédio, dispensadores de álcool gel em vários locais do prédio, e a sala de cinema será totalmente higienizada entre cada sessão. Além disso, é obrigatório o uso de máscara durante todo o período em que o espectador estiver no local.
Novo programador
A Mostra Cinema Francês Contemporâneo foi elaborada em parceria com a Cinemateca da Embaixada da França. O novo curador do Cine Farol Santander — que exerce a mesma função no Fantaspoa —, o cineasta João Fleck, fez uma pesquisa com os parceiros do espaço para verificar possíveis programações que não haviam circulado nos cinemas em Porto Alegre devido à pandemia.
— Desta maneira, estamos reabrindo com uma seleção de filmes inéditos no cinema, proporcionando aos espectadores a apreciação de uma seleção do melhor do que foi produzido na França nos últimos três anos — enfatiza Severo.
A proposta trazida pelo novo programador é mesclar clássicos e novidades. Para o gestor do Farol Santander, cada vez mais filmes estão sendo lançados diretamente em sistema on demand e muitos títulos não estão sendo disponibilizados ao público — é o caso de alguns filmes que estarão na mostra que começa nesta quinta.
As programações mensais serão sempre temáticas, podendo se basear em gêneros, países ou até mesmo escolas cinematográficas. A proposta do cinema, de acordo com Severo, não é apenas oferecer um filme, mas uma experiência de um conjunto de produções para os espectadores. E, sempre que possível, promover a realização de sessões comentadas, com especialistas ou cineastas.
Programação de julho
O Cine Farol Santander fica no Farol Santander (Rua Sete de Setembro, 1.028 – Centro Histórico), em Porto Alegre. As sessões são de terça a domingo.
1º a 7 de julho
15h - Felicidade, de Bruno Merle
17h30min - Play, de Anthony Marciano
8 a 14 de julho
15h - Em Nome da Terra, de Edouard Bergeon
17h30min - Os Confins do Mundo, de Guillaume Nicloux
15 a 21 de julho
15h - Os Meteoritos, de Romain Laguna
17h30min - As Bandeiras de Papel, de Nathan Ambrosioni
22 a 29 de julho
15h - Espírito Vivente, de Stéphane Batut
17h30min – Efeito Pigmaleão, de Grand Corps Malade e Medhi Idir