Nesta segunda-feira (21), o Festival de Cinema de Gramado será da Marrom. Na programação que começa a partir das 20h, no Canal Brasil (veja abaixo como assistir), estará o documentário O Samba é Primo do Jazz, que aborda a trajetória da cantora Alcione.
Dirigido por Angela Zoé, responsável pelos documentários Meu Nome é Jaque (2016) e Henfil (2017), o filme aborda a vida de Alcione por meio de suas referências musicais, sua inserção no mundo artístico e sua relação com família e amigos. De acordo com a sinopse do longa, o documentário procura se aproximar de "uma Alcione descontraída, divertida e matriarcal com a vida e o fazer artístico".
Aos 72 anos, a cantora maranhense (nasceu em São Luís) se consolidou como uma das maiores intérpretes do samba brasileiro. Músicas como Meu Vício é Você, Você me Vira a Cabeça, Meu Ébano e Não Deixe o Samba Morrer foram eternizadas na sua voz. O Samba é Primo do Jazz concorre na mostra competitiva de longas-metragens brasileiros
Já pela mostra estrangeira de longas será exibido o El Gran Viaje al País Pequeño. Dirigido por Mariana Viñoles, o documentário acompanha o processo de adaptação de duas famílias sírias de refugiados. Tendo deixado suas terras e tradições para trás, começam uma nova vida em um país do qual pouco sabiam, o Uruguai.
Pela mostra competitiva de curtas brasileiros, serão exibidos Wander VI (DF), de Augusto Borges e Nathalya Brum, e Extratos (SP), de Sinai Sganzerla. Ambos são documentários. Wander VI aborda o músico Wanderson Vieira. Morador de Samambaia (DF), ele fala sobre como concilia seu trabalho noturno e ensaios de dança, enquanto tenta lançar sua carreira.
Extratos conta com imagens captadas entre 1970 e 1972 nas cidades do Rio de Janeiro, Salvador e Londres e também no Marrocos e na região do deserto do Saara. As filmagens foram feitas por Rogério Sganzerla (diretor de filmes como O Bandido da Luz Vermelha, de 1968) e Helena Ignez (atriz e também realizadora) no exílio, durante a ditadura militar. Sinai Sganzerla é filha do casal.
A 48ª edição do Festival de Cinema de Gramado segue com atividades até o dia 26 de setembro. Por conta da pandemia de coronavírus, a programação do evento este ano tem exibição multiplataforma – online e transmitida pela televisão. Isso envolve filmes, entrevistas, debates e o Gramado Film Market (espaço do festival dedicado ao mercado audiovisual). Mais informações sobre o festival podem ser encontradas no site oficial.
Como assistir
Os filmes serão transmitidos pelo Canal Brasil, tanto pela TV por assinatura quanto pelo seu serviço de streaming (Canal Brasil Play), na plataforma GloboSat. Também é possível assistir ao canal pelo Globoplay.
A emissora será a responsável por exibir as mostras competitivas de longas-metragens brasileiros e estrangeiros, que terão uma única transmissão pela TV. A programação diária do Festival de Gramado no Canal Brasil tem início às 20h.
Os curtas-metragens brasileiros serão exibidos uma vez pela TV e ficarão disponíveis por 24 horas através da plataforma Canal Brasil Play. Também pelo serviço de streaming estão disponíveis os curtas e longas gaúchos da programação do festival.