A atriz Zoe Saldana recentemente pediu desculpas por ter interpretado Nina Simone na cinebiografia da cantora. O filme Nina, de 2016, foi criticado na época de seu lançamento pela escolha da atriz que interpretou a protagonista.
Em entrevista no Instagram, ela disse que, quando recebeu o papel, imaginava que não seria um problema interpretar Nina Simone, pois ela é uma mulher negra. Entretanto, fãs da cantora, inclusive sua família, alegaram que Saldana não tem a cor retinta e os traços que Nina tinha.
— Eu deveria ter tentado tudo o que estava ao meu alcance para escolherem uma mulher negra para interpretar uma mulher negra excepcionalmente perfeita — disse a atriz. — Naquela época, pensei que tivesse permissão porque era negra. E eu sou uma mulher negra. Mas era Nina Simone, e Nina teve uma vida e uma jornada que deveriam ser honradas pelos mínimos detalhes, porque ela era uma pessoa especificamente detalhada. Sinto muito, porque amo a música dela — explicou.
Na cinebiografia da cantora, Saldana precisou usar maquiagem para escurecer sua pele, além de próteses dentárias e para alargar o nariz. Na nova entrevista, a estrela de Avatar também fez um apelo para que Hollywood conte novamente a história de Nina Simone:
— Temos nos apropriado da arte de alguém como Nina Simone por muito tempo — considerou.