No cinema, é comum a humanidade sair na mão (e no laser) com extraterrestres. Não faltam exemplos: Independence Day (1996), Marte Ataca! (1996), MIB — Homens de Preto (1997), Tropas Estelares (1997), entre outros. Normalmente, os inimigos são revelados já no início do filme.
Porém, o suspense é maior quando pouco conhecemos sobre os seres com os quais estamos lidando, quando há o primeiro contato e cada novo detalhe se torna uma surpresa. A descoberta pode se revelar amistosa, como em E.T.: O Extraterrestre (1982), ou ser terrivelmente sinistra, caso de Contatos de 4º Grau (2009).
A seguir, GaúchaZH lista filmes que abordam esse primeiro contato com seres de outros planeta, seja na aventura, no suspense ou no terror.
"Contatos Imediatos de Terceiro Grau" (1977)
Após inaugurar a era dos grandes fenômenos de bilheteria com Tubarão (1976), o diretor Steven Spielberg se afirmou no ano seguinte com uma das maiores obras da ficção científica da história do cinema.
Na trama de Contatos Imediatos de Terceiro Grau, um eletricista chamado Roy Neary (Richard Dreyfuss) faz contato com objetos voadores não identificados. Com o tempo, ele passa a ficar obcecado com a ideia de encontrar esses seres, buscando uma forma de interagir com eles. O mistério permeia a história do começo ao fim do filme, pois não se sabe quais são as reais intenções dos alienígenas.
Vale lembrar que o cientista francês Claude Lacombe é interpretado por François Truffaut —fundador do movimento cinematográfico conhecido como Nouvelle Vague e um dos cineastas mais importantes da história.
"E.T.: O Extraterrestre" (1982)
Novamente Steven Spielberg. Aqui acompanhamos a amizade inesperada que surge entre o menino Elliott (Henry Thomas) e um pequeno alienígena que ficou perdido na Terra. Com a ajuda de seus irmãos (isso inclui a então pequena Drew Barrymore como Gerrie), o jovem passa a proteger o alienígena e tentar fazer com que a criatura volte para seu planeta natal. No entanto, eles se veem perseguidos por forças do governo.
E.T. foi o primeiro filme a ultrapassar a renda US$ 700 milhões. Por 10 anos, permaneceu no topo de maior bilheteria da história. É aqui que vemos um dos momentos mais mágicos da história do cinema: o voo de Elliott em sua bicicleta junto do E.T.
"Fogo no Céu" (1993)
Adaptação do livro de Travis Walton, publicado originalmente em 1978, o filme conta a história na qual o autor teria sido abduzido por um disco voador em 1975, na época em que trabalhava como lenhador. Dirigido por Robert Lieberman, Fogo no Céu impressiona com suas sequências sufocantes de Walton (D.B. Sweeney) na nave especial.
"Contato" (1997)
Inspirado no romance homônimo do cientista Carl Sagan, Contato é um filme de Robert Zemeckis (Forrest Gump e a trilogia De Volta Para o Futuro). A protagonista aqui é a cientista Ellie Arroway (Jodie Foster).
Desde criança ela se questiona sobre a existência de vida em outros planetas. Ellie cresce e se torna uma cientista cética, que julga a religião como algo vazio. Ela trabalha em um centro de pesquisa cuja finalidade é captar sinais sonoros de outros planetas.
Um dia, o centro capta o sinal extraterrestre, que traz instruções para a construção de uma máquina de transporte espacial para o local de origem da mensagem. A partir daí, Ellie passa a se confrontar com suas próprias certezas para alcançar seus objetivos.
"Contatos de 4º Grau" (2009)
Contatos de 4.º Grau é ambientado no Alasca, onde há registro de um grande número de desaparecimentos desde os anos 1960. Quando a psicóloga Dr. Abigail Tyler (Milla Jovovich) começa a gravar suas sessões de hipnose com pacientes traumatizados, ela descobre evidencias de abduções alienígenas.
Dirigido por Olatunde Osunsanmi, o filme utiliza a linguagem de documentário em que mescla cenas com imagens de supostas sessões de hipnose reais. Mesmo assim, há sequências perturbadoras que rendem bons sustos.
"A Chegada" (2016)
Adaptação de A História de Sua Vida, conto do escritor sino-americano Ted Chiang, esta ficção científica humanista e nada convencional traz a doutora em linguística Louise Banks (Amy Adams) como protagonista. Ela é chamada pelo exército americano para encontrar uma forma de se comunicar com os alienígenas, cujas naves se fixaram em diferentes partes do globo.
Além de Louise, outros cientistas do mundo inteiro trocam ideias para decifrar os visitantes. No entanto, o espírito de colaboração é deixado de lado, e as nações ameaçam atacar os alienígenas. Ela terá que correr para traduzir a mensagem dos visitantes e evitar um confronto.