A orla do Guaíba conseguiu encantar os porto-alegrenses em dobro na noite desta terça-feira (28). Além das cores arroxeadas do pôr do sol, quem circulava pelo cartão postal da Capital pôde assistir gratuitamente a três curtas-metragens em um telão montado ao lado do selfie point. De acordo com a organização do evento, cerca de 400 pessoas assistiram aos filmes e outras 800 circularam pelo local.
A iniciativa Cine Verão Unimed integra a programação do 21º Porto Verão Alegre e foi encabeçada pela curadoria de experiências Lora, responsável pelas bem-sucedidas sessões de cinema na Escadaria no Viaduto da Borges e na Travessa dos Venezianos.
— O evento marcou um momento histórico para a cidade de Porto Alegre, porque ressignificou a Orla revitalizada. Otimizar os espaços, e levantando uma tela dessas em um local tão simbólico, proporciona acesso a diferentes conteúdos que o público muitas vezes não consegue ter acesso em streaming e nos cinemas — aponta Manuela Fetter, produtora da Lora.
Entre as 20h e às 21h, foram projetados, na sequência, três curtas-metragens nacionais inspirados no verão: De Castigo, de Helena Ungaretti (2014); A Piscina de Caíque (2017), de Raphael Gustavo da Silva; e Três Vezes por Semana (2011), da gaúcha Cris Reque. O primeiro deles, de São Paulo, mostra a cumplicidade que surge entre o menino Felipe e sua tia Guta, depois que ele é obrigado a passar alguns dias na casa dela.
A Piscina de Caíque, de Goiás, é centrado em dois amigos que, na falta de uma piscina, divertem-se escorregando no chão molhado da área de serviço, mas acabam tendo problemas por causa do desperdício de água. Para finalizar a sessão, foi exibido Três Vezes por Semana, que mostra a vida de Silvia, uma idosa solitária e amargurada, cuja aula de hidroginástica é a única diversão. A produção foi premiada na Mostra Gaúcha do Festival de Gramado, Festival Mix Brasil, Curta-SE e Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe.
— Cada um trouxe uma perspectiva diferente de Brasil. De maneira curiosa poucas pessoas tinham visto o filme daqui (Três Vezes Por Semana) — afirma Manuela.
Para Gerson Silva, gerente de Marketing da Unimed —promotora da sessão junto com o Porto Verão Alegre —, o evento se aliou ao conceito de mudar um hábito para o público:
— O evento complementa uma estratégia da própria Unimed, que se preocupa com esse conceito de bem-estar. Buscamos oferecer uma reflexão sobre nossas vidas, e um cinema montado na Orla promove exatamente isso.
O Porto Verão Alegre segue com a programação formada por mais de cem atrações em mais de 20 espaços culturais, incluindo teatro, dança, música, mágica e cinema, até o dia 16 de fevereiro.