Faltaram lencinhos nos cinemas quando a adaptação do best-seller A Culpa é das Estrelas (2014), de John Green, chegou aos cinemas. Estrelada por Shailene Woodley e Ansel Elgort como Hazel Grace Lancaster e Augustus Waters, casal de adolescentes com uma trágica história de amor interrompida pelo câncer, a produção arrecadou mais de 300 milhões de dólares ao redor do mundo e transformou o autor norte-americano em um fenômeno.
O sucesso garantiu vida longa às obras de Green nas telas, seja no cinema, seja no streaming. A última empreitada é da Netflix, que lança nesta sexta-feira (8) o longa Deixe a Neve Cair, inspirado no livro homônimo, que apresenta três contos interconectados — assinados por Lauren Myracle, Maureen Johnson e, é claro, John. Publicado originalmente em 2008 (mas com a primeira edição brasileira de 2013), a obra é ambientada na véspera de Natal e traz as aventuras de três jovens durante uma grande nevasca na cidade de Gracetown, no interior dos Estados Unidos.
Estrelando o filme estão velhos conhecidos do público jovem: Kiernan Shipka, protagonista de O Mundo Sombrio de Sabrina; Jacob Batalon, o Ned do Homem-Aranha da Marvel; Isabela Mooner, de 100 Coisas Pra Fazer Antes do High School; e Mitchell Hope, de Os Descendentes, da Disney.
Relembre outras adaptações de John Green:
Quem é Você Alasca?
Também no streaming, mas dessa vez no Hulu — disponível apenas nos EUA, ainda sem previsão de estreia no Brasil —, o romance Quem é Você, Alaska? foi adaptado à telinha neste ano, em formato de série. Publicado em 2005 por John Green, o livro narra a história do peculiar Miles, um garoto apaixonado por últimas palavras que se define como "uma garoa", e Alaska, a garota que ele descreve como "um furacão". A história edificante segue os passos do protagonista à medida que ele começa a ter que lidar com questões já da vida adulta, como responsabilidade e morte.
Na adaptação, Alaska é interpretada por Kristine Froseth, enquanto Miles é Charlie Plummer. Com oito episódios, a série foi produzida por Josh Schwartz, de Gossip Girl e The O.C..
Cidades de Papel
Nat Wolff, que à época já tinha participado de A Culpa é das Estrelas como o personagem Isaac, retornou ao mundo de Green nos cinemas como o protagonista de Cidades de Papel (2015), Quentin Jacobsen — jovem introspectivo que nutriu por toda vida uma paixão alucinante e desproporcional pela vizinha Margo Roth Spiegelman (Cara Delevingne).
Quando a moça — que há anos não lhe tinha dado muita atenção — desaparece de forma misteriosa, após uma noite de aventuras com Quentin, ele decide seguir as pistas que ela deixou para trás e descobrir seu paradeiro.
A Culpa é das Estrelas
O grande sucesso de John Green, no mundo literário e cinematográfico, apresenta Hazel Grace Lancaster (Shailene Woodley), jovem que aos 16 anos passa a maior parte de seu tempo relendo o mesmo livro, Uma Aflição Imperial, assistindo ao reality show American's Next Top Model e pensando sobre a morte. O que para a mãe da garota é um claro sinal de depressão, para ela nada mais é do que um efeito colateral de se estar morrendo. Diagnosticada com um câncer incurável, Hazel sabe que o fim de sua vida é uma simples questão de tempo. Tudo muda, ou pelo menos grande parte de seu cotidiano, quando ela encontra Augustus Waters (Ansel Elgort), um jovem com osteossarcoma e uma estranha obsessão por metáforas.
Entre o romance, a comédia e o drama, a história mostra que talvez Shakespeare nunca esteve mais errado do que quando declarou por meio de Cássio, em Júlio César: "A culpa, meu caro Brutus, não está nas estrelas mas em nós mesmos". Às vezes, defende John Green, não há ninguém, mas as estrelas, para culpar pelas tragédias da vida.
Em breve: Tartarugas Até Lá Embaixo
O último romance de John Green também chegará às telas em breve. Os direitos de Tartarugas Até Lá Embaixo foram adquiridos pela Fox, e, apesar de não existirem muitas informações oficiais até agora, a direção da produção deve ficar com Hannah Marks.
Confira o vídeo em que o autor divulga a adaptação da obra, no canal do YouTube que ele mantém com seu irmão, Hank (em inglês):
Tartarugas conta a história de uma jovem de 16 anos que vive com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Ela precisa aprender a conviver com a sua condição, ao mesmo tempo em que tenta resolver um mistério em sua cidade.
— Esta é minha primeira tentativa de escrever diretamente algo sobre doenças mentais que tem afetado minha vida desde pequeno, então, embora a história seja fictícia, ela é bem pessoal — John afirmou à imprensa, durante o lançamento da obra em 2017.