Após 37 anos do lançamento de Amor Estranho Amor, Vera Fischer criticou Xuxa por ter retirado o filme erótico de circulação dos cinemas e videolocadoras.
Prestes a completar 68 anos, a atriz foi homenageada durante o 26º Festival de Cinema de Vitória, no Espírito Santo, no qual recebeu o Troféu Vitória por sua contribuição à cultura brasileira. Ao atender a imprensa, relembrou a época de Amor Estranho Amor e falou sobre a censura imposta por Xuxa no filme.
— Nunca aprovei essa atitude da Xuxa. Walter Hugo Khouri fez um filme lindo sobre a descoberta da sexualidade. A memória desse diretor único, que sabia filmar a sensualidade como ninguém, precisa ser preservada – disse a atriz.
No filme, Xuxa aparece nua. Sua personagem tem relações sexuais com um garoto de 12 anos e, por isso, acionou a Justiça para tirar de circulação a obra. Na época, recolheu todas as fitas de VHS nas locadoras e impediu a exibição do filme nas TVs. O embargo durou até o final de 2018.
— Eu fiquei muito chateada porque queria que o Brasil visse meu trabalho nesse filme — lamenta Vera.
Apesar do descontentamento, a atriz esclareceu que nunca pensou entrar na Justiça contra a Rainha dos Baixinhos:
— Não cabia a mim entrar porque não era a produtora do filme.
Polêmicas à parte, Vera aproveitou o evento para divulgar seu novo trabalho nos cinemas. O longa-metragem Quase Alguém, de Daniel Ghivelder, que estreia em 2020.