Durante uma entrevista para promover seu novo filme, Vingança a Sangue Frio, o ator Liam Neeson achou apropriado relembrar que anos atrás, após descobrir que uma amiga tinha sido estuprada por um homem negro, decidiu "se vingar" assassinando qualquer negro que pudesse encontrar.
Ao jornal britânico The Independent, o astro disse:
— Minha reação imediata [ao saber sobre o crime] foi... se ela conhecia o agressor? Não. Que cor ele era? Ela disse que foi uma pessoa negra. Então eu fui para cima e para baixo com uma barra de metal, esperando que alguém se aproximasse. Estou envergonhado de dizer, e eu fiz isso por uma semana, esperando que algum "bastardo negro" saísse de algum bar e tivesse algum problema comigo, sabe? Para que eu pudesse matá-lo.
Apesar de o ator ter pontuado que se sente horrível pela situação e que se envergonha deste fato, as declarações foram duramente criticadas e vistas como racismo. Além disso, também foi questionado seu oportunismo ao divulgar a história durante a promoção de seu novo filme, que trata essencialmente sobre vingança.
No Twitter, internautas demonstraram decepção com o protagonista de A Lista de Schindler:
"Quando você vê porque Liam Neeson está nos assuntos mais comentados..."
"Liam Neeson é definitivamente um lembrete que existem pessoas andando por aí esperando provocar pessoas negras para poder nos matar. Muitos deles estão na polícia e na política."
"Então se o agressor fosse branco, Liam Neeson teria se matado?"