Após uma campanha no Twitter, cinemas dos Estados Unidos receberam notificação da Disney para colocar um aviso de risco epiléptico nas salas que estão exibindo o filme Os Incríveis 2. A cena em questão mostra flashes de luz por quase 90 segundos ininterruptos, que, além de ataques epilépticos, também podem causar enxaquecas e problemas na visão.
"Não estou chamando um boicote para Os Incríveis 2 ou que eles mudem o filme...só quero que a Disney/Pixar e os cinemas coloquem um aviso que há cenas com luzes piscantes", escreveu a blogueira Veronica Lewis no Twitter. "Os pais têm que ter o direito de fazer uma decisão informada sobre algo que pode impactar a segurança dos filhos e pessoas com doenças crônicas têm o direito de saber sobre potenciais gatilhos que existem no filme", continuou.
Após mais de 10 mil retuítes, a Disney se pronunciou e mandou o aviso para as redes de cinema americanas. "Caros clientes, Os Incríveis 2 contém uma sequência de luzes piscantes que podem afetar pessoas suscetíveis a epilepsia fotossensível ou outras fotossensibilidades", diz o alerta.
Os Incríveis 2, que conta com direção de Brad Bird, estreia em 28 de junho nos cinemas brasileiros. Nesta sequência de Os Incríveis (2004), é a mãe Helena que trabalha para salvar o mundo, deixando para seu marido, Roberto, os cuidados da casa e dos filhos (também superpoderosos) Violeta, Flecha e o caçula Zezé.