A Academia de Cinema americana informou nesta quinta-feira (3) que expulsou o ator Bill Cosby e o diretor Roman Polanski, ambos condenados por agressão sexual.
A decisão foi tomada dia 1º de maio, numa reunião do conselho, e apoia-se "nas normas de conduta da organização", segundo um breve comunicado que não faz referência aos casos.
Em outubro, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas expulsou o outrora todo-poderoso produtor Harvey Weinstein em meio ao escândalo provocado por denúncias de assédio e abuso sexual.
Weinstein, Cosby e Polanski integram agora uma lista de apenas quatro membros da Academia expulsos.
Cosby, de 80 anos, foi condenado na semana passada por drogar e abusar sexualmente de Andrea Constand, de 45 anos, em janeiro de 2004, enquanto o diretor franco-polonês é há quatro décadas foragido da justiça americana por fazer sexo em 1977 com Samantha Geimer, quando ela tinha 13 anos de idade.
O aclamado cineasta chegou a se declarar culpado em troca da retirada das acusações mais graves, mas fugiu para a França convencido de que o juiz não respeitaria o acordo e o mandaria para a prisão.