A estrela dos filmes de ação Jackie Chan receberá um Oscar honorário em reconhecimento à sua carreira cinematográfica, informou nesta quinta-feira a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos. O rei das artes marciais, conhecido por seu lado comediante e seu estilo de luta acrobática, começou a atuar quando criança na década de 1960 em Hong Kong, onde nasceu, e já participou de mais de 150 filmes em seus 62 anos de vida.
Leia mais
Jackie Chan planeja despedir-se do cinema de ação
Confira as principais revelações do caso Panama Papers
Lista da Forbes de atores mais bem pagos
A editora de cinema Anne Coates, o diretor de elenco Lynn Stalmaster e o documentarista Frederick Wiseman também receberão a estatueta na cerimônia dos Governors Awards da Academia, em novembro.
– O prêmio honorífico foi criado para artistas como Jackie Chan, Anne Coates, Lynn Stalmaster e Frederick Wiseman, verdadeiros pioneiro e lendas de sua arte – anunciou o presidente da Academia que entrega o Oscar, Cheryl Boone Isaacs.
Chan ficou famoso em Hollywood com o filme Arrebentando em Nova York, em 1996, e se transformou em uma estrela mundial com os filmes da série A hora do rush, Karatê kid e os filmes de animação Kung fu panda.
Os Governors Awards foram criados como um evento separado dos Oscar em 2009 para dar maior atenção aos premiados. O Oscar honorário já foi entregue a figuras da indústria cinematográfica como Lauren Bacall, Francis Ford Coppola, Oprah Winfrey, Angelina Jolie e Spike Lee.