A partir desta terça-feira, a Capital abrigar um fórum de discussão em torno de uma peça fundamental da engrenagem da produção audiovisual: o roteiro, espinha dorsal que compreende diferentes aspectos técnicos e artísticos de um projeto, do orçamento à dramaturgia.
Almodóvar investiga lado sombrio da maternidade em "Julieta"
"Procurando Dory" fisga crianças e adultos
Em sua quarta edição, o Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre (Frapa), já com inscrições esgotadas, contará, até sexta-feira, em sua programação de palestras, debates, rodadas de negócios e workshops com mais de 20 renomados profissionais da área. Entre eles, estão o argentino Lisandro Alonso, a uruguaia Inés Bortagaray e os brasileiros Hilton Lacerda, Jorge Furtado, Rosane Svartman, Doc Comparato e David França Mendes.
Alonso, conhecido por filmes como Jauja (2014), apresenta hoje seu longa Los muertos (2004), inédito no Brasil, em sessão seguida de debate, às 19h30min, na Cinemateca Capitólio (Demétrio Ribeiro, 1.085, esquina com Borges de Medeiros). A exibição tem entrada franca ao público em geral, assim como as mostras de curtas internacionais na Cinemateca Paulo Amorim da Casa de Cultura Mario Quintana (veja no quadro ao lado).
– Em relação às edições anteriores, percebemos que o formato ideal seria concentrar os encontros em um único local, que será a Cinemateca Capitólio – diz Mariana Müller, responsável pela produção-executiva do Frapa, que tem como diretor Leo Garcia. – Criamos um concurso de roteiros (para longa-metragem e piloto de série), no qual os autores farão a defesa de seus projetos junto a uma banca, e uma competição de curtas que teve 107 inscritos de 32 países.
Mariana ressalta ainda que o Frapa 2016 ampliou a presença das mulheres na programação, em eventos como a mesa "O feminino no cinema: Das criadoras às personagens" e o workshop "Construindo protagonistas poderosas" – ambos apresentados nesta terça.
Entre os convidados internacionais, a produtora destaca o americano Matt Leipzig, sócio da Original Artists, uma das principais agências literárias da indústria audiovisual dos EUA, responsável pela representação de roteiristas e criadores de conteúdo de TV e cinema. Leipzig fará a palestra de encerramento do festival, na sexta, e participará de rodadas de negócios com roteiristas e produtoras:
– Ele representa um profissional como o show runner, que tem uma atividade muito importante e valorizada nos Estados Unidos mas ainda pouco exercida no Brasil.
Embora esteja com os passaportes esgotados, em caso da abertura de vagas em cada atividade, será disponibilizado aos interessados, na hora, um passe no valor R$ 80, conforme a capacidade do local. Veja a programação completa no site do Frapa.
Mostra de filmes com entrada gratuita
Terça-feira
19h30min – Cinemateca Capitólio (Rua Demetrio Ribeiro, 1085, esquina com Borges de Medeiros)
Los muertos (Argentina, 2004), longa de Lisandro Alonso. Sessão seguida de debate com o diretor.
Quarta-feira
19h15min –Cinemateca Paulo Amorim (Casa de Cultura Mario Quintana– Rua dos Andradas, 736)
Mostra de curtas– Programa 1
Adaptation (Polônia)
Tem alguém feliz em algum lugar (Brasil/RJ)
The learning alliance (Paquistão)
Dog bowl (Estados Unidos)
Exterior wash (Irã)
The bus trip (Suécia)
Pa fuera (França)
Quinta-feira
19h15min – Cinemateca Paulo Amorim
Mostra de curtas – Programa 2
Kamakshi (Índia)
32 dentes (Brasil/RJ)
Quintal (Brasil/MG)
The ground is breathing (Irã)
Graffiti (Espanha)
O Deus neon (Brasil/RS)