Leia mais
As faces e as frases do campeão Muhammad Ali
Mike Tyson e outras personalidades comentam morte de Muhammad Ali
Gigante nos ringues e fora dele, Muhammad Ali, morto na madrugada do último sábado aos 74 anos, foi tema de alguns filmes que abordam diferentes momentos de sua trajetória. Como se não bastasse ser o mote de diversas produções, o lendário boxeador também atuou em O Maior de Todos, sua cinebiografia lançada em 1977. Ele voltaria ao outro lado da tela em Freedom Road, longa de 1979 feito para televisão, no qual viveu um ex-escravo que é eleito senador.
Entre os filmes que retratam a vida de Ali, ZH separou seis. Confira:
Quando Éramos Reis (1996)
Vencedor do Oscar de melhor documentário, o filme conta a história da luta entre Muhammad Ali e George Foreman, em 1974, no Zaire, pelo cinturão dos pesos-pesados. Na entrega da estatueta, os dois boxeadores subiram juntos ao palco para receber a premiação.
Ali (2001)
Drama biográfico dirigido por Michael Mann, no qual Will Smith vive o boxeador. O filme percorre os altos e baixos do pugilista entre 1964 e 1974, dentro e fora dos ringues, cujo ápice é a sua reconquista do título dos pesos-pesados.
Encarando Ali (2009)
Neste documentário, a trajetória do boxeador é contada por 10 pugilistas que o enfrentaram no ringue, entre eles George Foreman e Joe Frazier. Os lutadores comentam como enfrentar Ali mudou suas vidas.
Eu Sou Ali – A História de Muhammad Ali (2014)
Por meio de gravações de arquivos pessoais, além de depoimentos de familiares e amigos próximos, documentário biográfico conta a história de Ali com uma visão mais íntima.
A Maior Luta de Muhammad Ali (2013)
Drama retrata a batalha judicial de Ali contra o governo americano, quando ele se converteu ao islã e se recusou a servir o exército dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã, mas sem a presença do boxeador – apenas em imagens de arquivo. O filme se passa dentro da Suprema Corte dos EUA, com os juízes deliberando acerca do recurso do pugilista.
O Maior de Todos (1977)
O próprio Muhammad Ali estrela este drama biográfico que narra sua trajetória, o que inclui sua medalha de ouro nas Olímpiadas de 1960, em Roma, sua conversão ao islamismo, sua recusa em servir o exército americano e sua batalha judicial.