Todo mundo sabe que o Oscar é um dos prêmios mais importantes da indústria cinematográfica. Mas você tem ideia de como funciona a coisa toda? A gente te explica.
Saiba quem são os indicados ao Oscar 2015
VÍDEO: ZH analisa indicados a Oscar de melhor filme
As faixas da trilha sonora do Oscar 2015
Precisamos conversar sobre o racismo no Oscar
Quem escolhe os vencedores do Oscar são os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que foi fundada em Los Angeles, em 1927. São cerca de 6 mil associados aptos a votar - todos profissionais da indústria cinematográfica.
Aproximadamente 85% deles votam a cada ano (sim, há abstenção). Eles podem tanto votar marcando suas escolhas em uma cédula ou pela internet, em um endereço secreto, com um login individual. A Academia não divulga como os votantes que usam a cédula enviam seus votos (será por Sedex, por um carro com escolta, por pombos-correio?).
Na etapa de nomeação, eles escolhem os melhores da categoria em que trabalham (atores votam em atores, diretores em diretores e assim por diante) fazendo um ranking de seus favoritos.
Há um limite de primeiros lugares que um concorrente pode ganhar: o sistema de eleição é o de voto único transferível. Ou seja, quando a pessoa ou a obra consegue 20% mais votos do que precisa para ser indicada, os votos automaticamente vão para o segundo colocado na corrida, permitindo que se detectem favoritos ainda na fase das indicações e sem risco de "desperdício" de votos.
No quesito melhor filme, o título precisa ter pelo menos 5% de primeiros lugares em todas as categorias, e até 10 podem ser indicados. Há uma auditoria especializada que cuida da apuração e do trabalho matemático envolvido no processo.
Essa é a parte mais complicada.
Na eleição do ganhador, cada votante vota em apenas um concorrente. Mas, mesmo assim, por vezes é preciso muitos turnos para a Academia poder colocar um nome no envelope. Se um dos filmes tem metade dos votos mais um, ele vence. Caso contrário, o filme menos votado é eliminado da disputa e há recontagem. Se nem assim houver um vencedor, o processo é repetido, sempre pela auditoria do evento, a PricewaterhouseCoopers.
Quando todos estiverem escolhidos, apenas dois sortudos sabem todos os resultados: os dois auditores responsáveis pela tabulação final.