Em fevereiro, 80 anos atrás, em pleno verão de 1939, o pacato balneário de Tramandaí teve a rotina alterada por uma prova automobilística patrocinada pelo extinto jornal Folha da Tarde, com o apoio da PRC-2 (Rádio Sociedade Gaúcha), disputada entre Porto Alegre e a tradicional praia do Rio Grande do Sul.
A prova foi dividida em três categorias e reuniu 11 pilotos na manhã ensolarada do dia 12, um domingo. A largada para o primeiro carro foi dada às 8h30min, no fim do Passo D’Areia e início da faixa de Gravataí, na zona norte da Capital, seguida de intervalos de dois minutos para os demais concorrentes.
Desde muito cedo, milhares de pessoas vindas de outros balneários se aglomeravam ao longo da estrada Osório-Tramandaí aguardando a chegada dos primeiros competidores. Por volta das 9h40min, uma nuvem de poeira se levantou no horizonte, como um sinal de que os líderes da prova se aproximavam. Poucos minutos passaram e, rapidamente, do meio daquela nuvem de pó, surgiu o Ford número 8 de Norberto Jung.
Não chegou a ser surpresa, só alegria e vibração, pois sua vitória já era esperada. O que de fato causou espanto foi a fabulosa média obtida pelo líder da escuderia Galgo Branco. Norberto Jung cumpriu os 128 quilômetros da prova em 1h10min8s, com velocidade média de mais de 110km/h em seu Ford V8 Coupé. Catarino Andreatta chegou oito minutos depois, em 2º lugar, confirmando sua fama de fera.
Esta foi uma das últimas provas da década de 1930. O automobilismo e o mundo passavam a viver os momentos de angústia do início da II Guerra Mundial.
Fonte livro Automobilismo Gaúcho – Levantando Poeira, de Gilberto Menegaz